Evitar certas palavras realmente pode aumentar meu engajamento?

Evitar certas palavras realmente pode aumentar meu engajamento?

Estou em busca de estratégias para melhorar meu desempenho no Instagram. Tenho lido sobre a possibilidade de palavras “proibidas” ou menos populares impactarem negativamente o engajamento das minhas postagens.

Quais palavras ou tipos de linguagem exatamente devo evitar? Existe algum estudo ou análise que comprove essa relação? Além disso, quais seriam opções de palavras ou frases alternativas que podem engajar mais a audiência?

Se alguém puder compartilhar experiências ou dados concretos que destaquem os resultados de tais mudanças, seria de grande ajuda.

No meu caso, eu percebi que certas palavras realmente podem impactar o engajamento. Comecei a evitar palavras muito genéricas ou que geram desinteresse, como “promocional”, “grátis” ou “compre já”. Essas geralmente vincula-se a uma linguagem de venda direta que pode afastar o público.

Um ponto crucial que observei é que o uso de emojis e uma linguagem mais autêntica tendem a gerar mais conexão. Você pode, por exemplo, substituir “que tal” por “vamos”? Essa mudança simples engaja mais. Outro exemplo é trocar “experiência” por “vivência”; parece mais próximo e pessoal.

Não encontrei estudos específicos, mas uma análise de minhas postagens mostrou que quando eu utilizava uma linguagem mais amigável e direta, o engajamento aumentava. Ao invés de sempre usar “nós”, comecei a usar “você” e isso fez diferença.

Um detalhe importante: as mudanças não são imediatas. É preciso testar e analisar o resultado ao longo do tempo. Eu ainda uso algumas palavras que são comuns, mas sempre estou atento a como elas podem afetar a interação. Em resumo, investir em uma linguagem mais acessível e evitar termos excessivamente comerciais parece ser um bom caminho.