Eventos locais ainda são eficazes para expandir audiências no Instagram?

Oi, pessoal!

Eu tô aqui com uma dúvida que não sai da minha cabeça. No meu caso, que sou pequeno empresário, sempre ouvi que eventos locais são uma boa estratégia pra aumentar a audiência no Instagram. Mas… será que isso ainda funciona?

Tipo, eu já participei de alguns eventos, mas não sei se realmente vale a pena. A gente faz um esforço grande, organiza tudo, e depois fica na expectativa de ver os resultados nas redes sociais.

E, se rolar de fazer, como eu posso usar esses eventos pra engajar o público?

Usar hashtags? Fazer sorteios? Postar stories durante o evento? E essas interações frenéticas, será que ajudam mesmo na hora de ampliar a audiência ou são só um “fogo de palha”?

Se alguém puder compartilhar experiências ou dar dicas, seria incrível! Agradeço demais!

No meu caso, eventos locais ainda são uma estratégia viável para expandir a audiência no Instagram, mas o impacto depende de como você os aproveita. Já participei de alguns e, em algumas situações, tive bons resultados, enquanto em outras, não foi tão eficaz.

O que funcionou:

1. Interação durante o evento: Postar stories ao vivo foi bastante útil. Mostrei o que estava acontecendo, interagi com o público e incentivei que as pessoas compartilhassem também. Isso gerou uma troca e ajudou a aumentar a visibilidade.
  2. Hashtags locais: Usei hashtags específicas do evento e da localização. Isso ajudou a atingir pessoas da área que, de outra forma, não conheceriam meu trabalho.
  3. Sorteios e promoções: Realizar sorteios durante o evento foi uma boa estratégia. As pessoas gostam de participar, e isso incentivou o engajamento. No entanto, é importante que o prêmio esteja relacionado ao seu negócio para atrair o público certo.

O que não funcionou:

1. Expectativas altas de seguidores: Eu esperava um aumento significativo de seguidores logo após os eventos, o que não ocorreu. Algumas pessoas seguem, mas nem todos que visitam o evento acabam se engajando permanentemente.
  2. Conteúdo repetitivo: Focar apenas na cobertura do evento sem variar o conteúdo (por exemplo, vídeos, depoimentos de visitantes) fez com que algumas postagens passassem despercebidas no feed. É importantíssimo diversificar.
  3. Postagem após o evento: Esperar dias para postar algo relevante depois do evento fez o buzz diminuir. Fazer um follow-up imediato com um resumo ou agradecimento ajudou a manter o interesse.

Para engajar o público, além de usar as estratégias mencionadas, procure se conectar com influenciadores locais ou empresas que complementem seu trabalho. Essa colaboração pode trazer mais visibilidade.

Em resumo, eventos locais podem ajudar, mas a chave está em como você utiliza essa oportunidade no Instagram para engajar as pessoas. Não é uma solução mágica, mas uma parte do quebra-cabeça na construção da presença online.