Olha, eu passei por isso e posso compartilhar o que funcionou pra mim. No início, eu era meio cético sobre essa coisa de métricas. Achava que o importante era criar um conteúdo legal e ver o que acontecia. Porém, com o tempo, percebi que acompanhar métricas faz bastante diferença nas vendas, sim.
Um dos primeiros passos que dei foi começar a monitorar o engajamento. Eu costumava postar sem pensar muito. Depois, percebi que algumas postagens geravam muito mais comentários e compartilhamentos. Então, fui lá e analisei o que tinha de diferente nas postagens que estavam performando melhor. Aí, comecei a replicar algumas estratégias, como perguntar algo no fim do post ou usar enquetes nos Stories. Isso fez o engajamento crescer e, consequentemente, as vendas começaram a aparecer de forma mais consistente.
Outra métrica que eu prestei atenção foi o alcance. Eu tinha um produto que, honestamente, achava que não chamava tanta atenção. Mas, quando observei que certos tipos de imagens ou vídeos estavam alcançando mais pessoas, percebi que tinha que investir mais nesse formato. Aumentar o alcance trouxe novos seguidores, e muitos deles acabaram se tornando clientes. A conexão com o público certo fez toda a diferença.
Já sobre conversões, aí a coisa foi mais trabalhosa. Comecei a usar o link na bio de forma estratégica, sempre direcionando para uma landing page que criei. Acompanhei quantas pessoas realmente clicavam e compravam através dalí. No começo, parecia que poucos faziam essa conversão, mas a prática de analisar isso me ajudou a otimizar tanto a página quanto os posts que direcionavam pra lá. Eu testei diferentes chamadas e isso elevou as taxas de conversão.
Por outro lado, também cometi muitos erros. Tentei acompanhar métricas demais ao mesmo tempo e acabei me sobrecarregando. Me perdi um pouco no que realmente importava e deixei de lado a parte criativa. Aprendi que não basta olhar números; a interpretação deles e a adaptação do conteúdo são essenciais.
Então, em resumo: sim, essas métricas realmente podem fazer diferença nas vendas. Elas são uma ferramenta que, se usada de forma inteligente, pode te ajudar a entender melhor o que o seu público quer e como trazer isso pra sua oferta. Contudo, não fica só nos números. A parte humana, a conexão com sua audiência, isso também é fundamental. Espero que isso ajude!