Olha, eu passei por isso também. Meu Instagram era todo focado em informações técnicas, bem sério, sabe? Mas percebi que a galera não interagia tanto assim. Aí decidi mudar um pouco a abordagem.
No começo, fiquei com medo de confundir meus seguidores. Falei “será que eles vão entender? Será que vão gostar?”. Mas resolvi arriscar, pois já tinha visto como outras contas tornaram essa transição de forma mais criativa.
Comecei devagar. Fiz alguns posts misturando visual bonito com um toque das informações técnicas. Uns infográficos coloridos, histórias mais pessoais, um vídeo aqui e ali. Foi um processo aos poucos, não mudei tudo de uma vez. E isso ajudou. Os seguidores antigos começaram a interagir mais, até os novos apareceram.
Claro, alguns não gostaram e tiveram que sair, mas isso é normal. Se não rolar alinhamento com o novo estilo, tudo bem. Agradeço e sigo em frente. Também descobri que o engajamento vale muito mais do que apenas números. Faz toda a diferença, você começa a ver outras interações, outros comentários muito mais legais.
Uma dica: usa os stories! Eles são ótimos pra testar novos tipos de conteúdo antes de postar no feed. Eu fiz várias enquetes, perguntando o que as pessoas achavam. Isso me deu um feedback valioso. E, acima de tudo, seja sempre autêntico. Mudar é bom, confundir não precisa ser. Com o tempo, seus seguidores vão entender que você é versátil e gostará de te acompanhar nesse novo estilo.
No meu caso, funcionou, mas não é garantia pra todo mundo. Então, é aquela coisa, experimentar e ver qual resposta você recebe. Boa sorte!