Eu realmente entendo sua dúvida sobre os Reels. No meu caso, eu comecei a usar esse formato há uns meses, meio que por curiosidade e um pouco de pressão, já que todo mundo estava falando sobre isso.
No começo, eu postava o que achava que funcionaria: clipes soltos, algumas dicas e até uns bastidores do meu trabalho. E, surpreendentemente, alguns desses vídeos começaram a bombar. O engajamento subiu bastante. No entanto, a parte mais interessante foi observar como as pessoas interagiam. Comentários, mensagens diretas… Uma troca que não estava acontecendo nas fotos.
Mas aí vem a questão da consistência. Eu notei que o crescimento não era tão lineares assim. Depois de um pico de engajamento, às vezes, vinha um período meio morno. E isso me deixou pensando se era só uma fase. A verdade é que, a cada novo Reel, a expectativa é alta. Mas o que eu percebi é que a qualidade conta muito. Não adianta só seguir tendência ou fazer algo só porque parece “viral”. Às vezes, eu testava um vídeo que parecia mega trabalhado e dava menos resultado do que um que fiz nas coxas, só brincando.
Acho que o grande truque está em entender o seu público. Eu andei analisando as métricas e, embora os Reels chamem atenção, nem sempre o seguidor vai transformar isso em uma venda ou interação de longo prazo. E quando o conteúdo é genuíno, quando realmente fala a sua verdade, isso cria uma conexão que ultrapassa a moda do momento.
Quanto à durabilidade dessa tendência, bem, o Instagram é conhecido por mudar as suas prioridades com frequência. Pode ser que hoje os Reels estejam em alta, mas amanhã… quem sabe? Por isso, eu tento Mesclar conteúdo. Reels é uma parte da minha estratégia, mas não o único foco. Às vezes, posts mais tradicionais ainda geram uma resposta boa.
Por fim, não tenho dados científicos, mas as conversas que faço com outros empresários mostram uma amostra do que funciona. O que parece mais seguro é que se você conseguir criar conteúdo que realmente ressoe com suas pessoas, você vai ter uma base forte, não importa a mudança de plataforma. Mas, sim, não existe receita mágica e resultados rápidos. É tudo um jogo de paciência e experimentação.