Eu entendo plenamente suas dúvidas, pois já passei por essa mesma fase. Nos últimos meses, testei diversas abordagens no Instagram, focando em atrair e converter públicos frios.
No meu caso, o que realmente começou a funcionar foi a combinação de conteúdo envolvente com uma estratégia clara de conversão. Comecei publicando posts educativos que respondiam diretamente às dores e interesses do meu público. A ideia era dar valor antes de tentar vender qualquer coisa. Por exemplo, ao invés de um post com foco direto em um produto, eu criei uma série de dicas úteis que se relacionavam com o que ofereço. Isso ajudou a estabelecer um laço de confiança.
Os stories interativos também foram um ponto positivo. Usei enquetes e perguntas para engajar meus seguidores e entender melhor suas necessidades. Ao fazê-los se sentir parte da conversa, consegui criar uma conexão que facilitou a conversão.
Contudo, é importante mencionar que, apesar de aumentar o engajamento e os seguidores, a conversão não foi imediata. Percebi que precisava de um chamado à ação (CTA) claro e direto. Então, após alguns posts informativos, incluí CTAs convidativos, como descontos ou promoções especiais, e isso começou a gerar melhor resposta.
Uma coisa que não funcionou foi esperar que as pessoas entrassem em contato automaticamente após consumir meu conteúdo. O follow-up é crucial. Ao final de algumas semanas, enviei mensagens diretas para interagir mais com aqueles que comentavam ou compartilhavam, e notei que isso fez diferença no fechamento de vendas.
Em suma, minha experiência é que criar conteúdo que envolve e educa realmente ajuda a atrair um público mais quente, mas requer paciência e consistência. Mudar a abordagem pode ser necessário se você sentir que não está ressoando, mas sugiro manter a estratégia de valor enquanto ajusta os detalhes, como CTAs e follow-ups. O importante é não desistir – os resultados, embora lentos, podem ser muito gratificantes a longo prazo.