Acredito que focar em conteúdo educacional no Instagram é uma estratégia sólida, embora, como você mencionou, haja nuances a serem consideradas. No meu caso, comecei a produzir conteúdo educativo há cerca de um ano. Inicialmente, percebi que essa abordagem gerava engajamento significativo, especialmente quando compartilhava dicas práticas e insights valiosos do meu setor.
Um dos pontos que funcionou bem foi a consistência na postagem. Mantive um calendário regular de publicações, o que ajudou a construir uma expectativa entre meus seguidores. Estudando meu público, percebi que eles apreciavam vídeos curtos e infográficos, o que certamente aumentou a interação. No entanto, percebi que apenas a qualidade do conteúdo não era suficiente. Eu precisava, também, investir tempo em interações. Responder a comentários e mensagens diretas gerou uma conexão mais forte com minha audiência, o que, por sua vez, aumentou a percepção de autoridade.
Entretanto, não posso deixar de mencionar que nem tudo foi um mar de rosas. Em determinados momentos, senti que meus posts não impactavam tanto quanto eu esperava. Isso, naturalmente, me deixou frustrado, pois o esforço parecia não estar trazendo retorno imediato. O algoritmo do Instagram é, muitas vezes, imprevisível, e o que funcionou em determinado período pode não ter o mesmo efeito depois.
Uma estratégia que me ajudou a superar esses momentos foi diversificar o formato do conteúdo. Além dos posts e stories, comecei a realizar lives, onde pude aprofundar tópicos e interagir em tempo real. Essa interação ao vivo proporcionou um senso de urgência e exclusividade, que, como percebi, engajou ainda mais os seguidores.
Para fortalecer sua autoridade atualmente, recomendo que você esteja sempre atento ao feedback do seu público. Experimente diferentes formatos e monitore o que traz mais retorno. Utilize as ferramentas de análise do Instagram para entender quais posts geram mais engajamento e procurá-los. Lembre-se de que a construção de autoridade leva tempo; o mais importante é ser autêntico e oferecer valor constante.