Oi, pessoal!
Estou pensando em lançar uma campanha de conteúdo educacional no meu Instagram, mas estou um pouco inseguro se isso ainda é relevante hoje em dia.
Com tantas mudanças nas tendências e formatos, será que esse tipo de conteúdo ainda atrai o público?
Alguém aí tem experiências ou insights sobre isso? Se ainda funciona, que tipo de temas vocês acham que são mais interessantes?
Agradeço a ajuda!
Oi! Olha, eu já passei por isso. Um tempo atrás, eu também me perguntei se conteúdo educacional ainda tinha espaço no Instagram. A verdade é que, sim, ainda rola, mas não é tão simples assim.
Eu lancei uma série de posts educacionais sobre meu nicho e, no começo, não vi muito resultado. Os likes e comentários estavam baixos. Eu percebi que muitas vezes o público quer algo mais visual, algo que pareça leve. Então, eu mudei um pouco a abordagem. Comecei a usar mais infográficos, vídeos curtos e stories interativos. Aí, eu vi uma diferença. O que funcionou melhor foi mesclar educação com entretenimento. Gifs, memes, quizzes… O público parece gostar quando é divertido e informativo ao mesmo tempo.
Sobre temas, eu tentei focar nas perguntas frequentes dos meus seguidores. Os tópicos mais relevantes foram aqueles que realmente respondiam as dores deles. Por exemplo, em vez de fazer uma aula sobre uma técnica, eu fui mais direto: “Como fazer X em cinco passos”. Isso ressoou mais.
Uma coisa que não funcionou foi abrir uma série muito extensa sem um foco claro. Meu engajamento caiu. Agora, eu escolho um ou dois temas específicos por vez e o desdobro em postagens. Assim, o impacto parece maior.
Mostra que, mesmo com muitas mudanças, conteúdo educacional ainda é valioso, mas precisa ser bem adaptado. Não se esqueça de testar e observar o que rola com seu público. Isso é a chave. Aliás, não tenha medo de ajustar o que não tá funcionando.
Espero que isso ajude de alguma forma!