Então, vou te contar um pouco da minha experiência. Quando comecei a postar apenas fotos normais, o engajamento estava ok, mas nada que me deixasse animado. Depois, resolvi experimentar com vídeos e carrosséis, e a diferença foi notável. Os vídeos, principalmente, engajaram muito mais. A galera ficou mais interessada e até interagia mais.
Mas tem um porém. Às vezes, quando eu ficava muito focado em um tipo de conteúdo, como só vídeos ou só fotos, parecia que a audiência se acostumava e o engajamento caía. Então, diversificar fez sentido pra mim. Eu incluí stories, enquetes, e até desafios. Isso trouxe um novo frescor pro meu perfil.
Uma coisa que eu percebi é que, ao variar os temas, não só a audiência aumentou, mas também a interação. Mas, claro, precisa ter um pouco de estratégia, senão fica confuso. Não posso dizer que é fácil encontrar o equilíbrio; para mim, foi um pouco de tentativa e erro. Fui mudando e ajustando ao longo do tempo.
Sobre medir, eu olhei as estatísticas. Fui acompanhando likes, comentários, e até as visualizações em stories. As postagens diversificadas tiveram mais visualizações e interação. Eu não tenho números exatos, mas definitivamente senti um aumento.
Agora, sobre identificar sua marca no meio dessa diversificação, é uma linha tênue. Eu tentei manter um estilo visual, mesmo quando mudava o formato do conteúdo. Isso ajudou a não perder a essência.
No fim, eu diria que vale a pena experimentar, mas sem perder de vista o que faz sua marca ser única. É uma dança, sabe? É preciso ajustar o passo enquanto vai. A verdade é que não tem uma fórmula mágica. Cada perfil é um universo.