Então, essa questão das hashtags é realmente complicada. Minha experiência com isso, nos últimos meses, foi uma montanha-russa. Eu costumava ser bem rígido nas minhas escolhas, sempre usando as mesmas hashtags que geravam um bom alcance. Mas eu comecei a notar que, mesmo assim, o engajamento estava caindo. Foi aí que pensei: será que estou sendo demais previsível?
Decidi diversificar e experimentei mudar as hashtags de cada postagem. Às vezes, eu fazia isso um dia e, em outros momentos, mantinha um pequeno grupo. O que eu percebi foi que, em algumas postagens, essa diversidade realmente ajudou a alcançar públicos diferentes. Mas, em outras, parecia que as pessoas que já me seguiam simplesmente não viram o conteúdo. É frustrante, porque você não sabe exatamente qual parte da estratégia está funcionando ou não.
Sobre o shadowban, eu li que mais importante do que a diversidade em si é realmente a qualidade e a relevância das hashtags. Então comecei a procurar por aquelas que eram relacionadas ao meu nicho, mas que não eram tão populares a ponto de ser engolido pelas outras postagens. Mas é tudo um experimento contínuo, sabe?
A quantidade ideal de hashtags também me deixou em dúvida, eu já ouvi de tudo. Testei usar entre 5 e 15, mas retirei o máximo de 30 que o Instagram permite. No final, percebi que, às vezes, menos é mais. Com 8 a 12, consegui engajamentos melhores porque parecia que estava mais focado.
Enfim, não tenho certeza se diversificar é uma fórmula mágica para evitar o shadowban, mas sinto que manter a criatividade nas minhas postagens, junto com uma boa pesquisa de hashtags, ajudou um pouco. Às vezes, o que eu realmente queria era um feedback direto do Instagram, mas a verdade é que ele não dá muitas pistas. O que funciona para mim, pode não funcionar para você, e vice-versa. É uma verdadeira caça às bruxas.