Devo usar públicos semelhantes ou personalizados para escalar vendas?

Oi, pessoal!

Estou numa dúvida que tá me deixando meio frustrado. Tenho trabalhado nas minhas vendas pelo Instagram e vi que existem essas opções de públicos semelhantes e personalizados.

Eu realmente não sei qual deles seria melhor pra escalar minhas vendas. Devo focar em públicos semelhantes, que são mais amplos, ou em públicos personalizados, que talvez sejam mais específicos?

Se alguém puder compartilhar experiências ou dicas sobre como usar essas opções, eu agradeço muito!

Valeu!

Oi! Então, essa dúvida é bem comum e não tem uma resposta certa, sabe? Os públicos semelhantes e personalizados têm suas vantagens e desvantagens.

Públicos Semelhantes: São mais amplos. Eles são criados a partir de pessoas que já interagiram com sua marca, tipo clientes anteriores ou seguidores. O legal é que você pode alcançar novas pessoas que têm comportamentos parecidos. Isso é bom pra escalar, porque alcança um número maior de pessoas. Mas, por outro lado, pode não ser super direcionado. Algumas dessas novas pessoas podem não se interessar pelo que você oferece.

Públicos Personalizados: Aqui, a pegada é diferente. São baseados em ações específicas, como visitas ao seu site ou interações nas suas postagens. Esses públicos têm mais chances de estar interessados no que você vende. O problema? Eles são menores. Então, pode parecer que você não está atingindo tanta gente. Mas, muitas vezes, a qualidade é mais importante que a quantidade. E se você está focando em algo específico, isso pode gerar vendas mais consistentes.

A estratégia que funciona pra um pode não funcionar pra outro. Experimentar é fundamental. Tente começar fazendo anúncios pra públicos semelhantes, mas também crie campanhas com públicos personalizados. Veja qual traz mais engajamento e vendas. Olhe os resultados, ajuste o que não tá funcionando e vá aprimorando.

Muita gente costuma usar uma combinação. Então, você pode ir testando onde tá seu público ideal. E, claro, sempre fique de olho nas métricas. Algumas vezes, é bom mudar um pouco o foco. Pode ser chato, mas é essa busca pelo que funciona que vai levar a resultados.

Boa sorte! Espero que isso ajude um pouco. Às vezes, o caminho é meio complicado, mas com paciência dá pra chegar lá!

Usar públicos semelhantes e personalizados pode ser uma estratégia eficaz, mas cada um tem suas particularidades.

Os públicos semelhantes (lookalike) são mais amplos e podem trazer um volume maior de pessoas. Isso é bom para escalar, mas pode resultar em leads menos qualificados, o que torna a conversão mais difícil. É uma abordagem útil se você já tiver uma base sólida que possa ser usada como referência, mas não espere resultados imediatos.

Os públicos personalizados, por outro lado, são mais específicos e focados. Eles podem trazer um retorno de investimento melhor, já que você está mirando em pessoas que já demonstraram interesse em sua marca. No entanto, trabalhar apenas com públicos personalizados pode limitar seu alcance e dificultar a escalabilidade, especialmente se sua base de clientes ainda é pequena.

Com frequência, empreendedores cometem o erro de não testar ambos os tipos de público. O ideal é experimentar, acompanhar os resultados e ajustar conforme necessário. Leve em conta que o crescimento no Instagram exige tempo e consistência; ferramentas como as de anúncios são apenas um componente de uma estratégia mais ampla.

Portanto, considere usar uma combinação de ambos os públicos. Monitore suas métricas e esteja preparado para mudar sua abordagem com base no que você observar. É um processo contínuo, e a paciência é fundamental.