Oi! Tudo certo por aqui, espero que com você também.
Então, eu já passei por essa fase de pensar se um calendário de conteúdo valia a pena. No meu caso, faz uma diferença boa, mas não é mágica, sabe? Eu fiquei pulando de estratégia em estratégia até que resolvi realmente testar.
Primeiro, eu escrevi tudo que queria postar. Coisas como dicas, reflexões, até uns posts mais pessoais. A ideia era mesclar. Quando eu vi tudo isso em um papel, ficou mais fácil de perceber se estava variado ou se estava sempre falando da mesma coisa. Isso já ajudou a dar uma ideia de ritmo, como se fosse uma playlist que você não quer que soe repetitiva.
As partes boas: quando eu segui meu calendário, consegui manter um fluxo maior. As pessoas começaram a saber o que esperar. O que eu realmente notei é que os engajamentos começaram a aumentar. As pessoas comentavam mais e eu consegui até criar uma conversa, algo que achei muito bacana.
Mas não vou mentir. Também foram frustrantes algumas tentativas. Tinha dias em que eu olhava pro meu próprio calendário e pensava: “putz, hoje eu não tô a fim disso”. Nesses momentos, acabei postando algo só por obrigação. O resultado? Engajamento lá embaixo. Então, aprendi que flexibilidade é chave. Eu posso ter um calendário, mas também preciso me permitir mudar e adaptar as postagens de acordo com o que tô sentindo ou o que tá rolando na minha área.
Um ponto que não funcionou pra mim foi tentar programar tudo de uma vez. Eu fazia isso e sentia que a autenticidade ia pro espaço. Quando as coisas mudam rapidamente, você precisa ser ágil e, sabe, não dá pra prever tudo.
Afim de melhorar? Uma dica que me ajudou foi fazer uma revisão mensal do que funcionou e o que não funcionou. Nesse momento, eu olhava pros posts que bombaram e tentava entender por que. Que tipo de conteúdo ressoou mais? Aí eu ajustava o calendário do mês seguinte.
Por fim, sim, um calendário ajuda na consistência temática, mas não esquece que a autenticidade e a capacidade de adaptação são essenciais. Não tenha medo de mudar o que planejou se o assunto pedir. É isso! Espero que ajude. Boa sorte!