Oi, pessoal!
Estou tentando entender melhor como os conteúdos “por trás das cenas” realmente funcionam.
Eu tenho visto muitas pessoas falando que esse tipo de conteúdo pode aumentar as interações no WhatsApp, mas ainda tenho minhas dúvidas.
Para um pequeno empresário como eu, vale a pena investir nesse tipo de post?
E, se sim, quais são algumas dicas práticas para fazer isso da melhor forma possível?
Agradeço desde já!
No meu caso, conteúdos “por trás das cenas” funcionam em certa medida, mas não são uma fórmula mágica. Quando comecei a postar esse tipo de conteúdo, percebi um aumento nas interações, mas não necessariamente no WhatsApp. A maior parte das respostas veio pelos comentários e mensagens diretas no Instagram.
O que funcionou para mim foi mostrar o dia a dia do meu negócio de forma autêntica. Mostrei como produzo meus produtos, a rotina da equipe e a preparação para eventos. Isso ajudou a humanizar a marca e a conectar mais com o público. Além disso, engajei os seguidores com perguntas e enquetes nos Stories, o que ajudou a aumentar o interesse e as interações.
O que não funcionou foi tentar criar uma narrativa muito elaborada ou tentar mostrar tudo como um comercial. As pessoas se afastaram quando o conteúdo parecia menos autêntico. Também notei que ter consistência é crucial. Postar esporadicamente não gera o mesmo impacto.
Se você decidir investir, aqui estão algumas dicas práticas:
-
Seja autêntico: Mostre momentos reais, sem roteirização exagerada.
-
Interaja: Pergunte aos seus seguidores o que eles querem ver nos bastidores.
-
Use Stories: Eles são efêmeros e permitem mais liberdade. Mostre erros, acertos e o que rola nos bastidores.
-
Varie o formato: Teste vídeos curtos, fotos e até Lives. Nem todo mundo engaja da mesma forma.
-
Analise os resultados: Fique atento às métricas. Veja o que gera mais interação e ajuste conforme necessário.
No geral, vale a pena experimentar, mas lembre-se de que a comunicação deve ser natural e próxima.