Eu, definitivamente, já passei por isso. No meu caso, comecei a focar bastante no conteúdo educacional, porque, de certa forma, ele atraía a audiência que eu queria. No entanto, a conversão em vendas era, como você disse, meio decepcionante no início.
O que funcionou para mim foi realmente entender as necessidades do meu público. Eu compartilhei dicas e tutoriais que eles pediam ou se interessavam. Mas, mesmo assim, percebi que simplesmente postar dicas não garantia que viriam a comprar algo. Ou seja, a qualidade do conteúdo é essencial, mas também são necessárias outras abordagens.
Uma coisa que não funcionou tão bem foi não incluir um chamado à ação explícito. Tinha posts super informativos, mas sem perguntar “se você gosta disso, visite meu site” ou “tenho um curso sobre esse tema”. Depois que comecei a ser mais direto, as coisas mudaram um pouco. E não é apenas sobre a quantidade de seguidores, mas também a interação deles com os posts.
Além disso, eu sempre monitoro algumas métricas. O alcance é importante, sim, mas eu olho muito para a taxa de engajamento. Curtidas, comentários, saves e compartilhamentos. E, claro, fico de olho nas visualizações das histórias. Isso me dá uma ideia se estou no caminho certo.
As vendas são uma consequência. O conteúdo educacional pode atrair, mas precisa ter um fio condutor que leve para a conversão. Descobri que trazer um pouco de conteúdo promocional, entre um ou outro post educativo, fez diferença. Esse mix ajudou. Lembro de um mês que lancei um webinar, e aí, aquele conteúdo educacional se transformou em leads diretos, porque as pessoas perceberam valor naquilo.
Resumindo, conteúdo educacional pode funcionar, mas tem que ser parte de uma estratégia maior. É um jogo de paciência, e talvez fique um pouco claro com o tempo. A conexão que você constrói pode ser o que falta para levar esses seguidores à compra.