Eu entendo bem sua dúvida. Nos últimos meses, eu também fiquei bem exposto a essa questão de formatos de post. Tentei um pouco de tudo: carrosséis, vídeos curtos, imagens estáticas… E as diferenças foram um pouco nítidas, mas não tão simples quanto parecem.
Primeiro, carrosséis. Eu realmente vi um aumento no engajamento quando comecei a usar esse formato. Parece que as pessoas gostam de deslizar e, ao fazer isso, acabam gastando mais tempo na minha postagem. Foi até interessante porque eu pensei que as pessoas ficariam entediadas. Mas, de fato, quanto mais slides, mais espaço pra contar uma história ou compartilhar dicas e isso parece ressoar.
Já os vídeos curtos… ah, esses são um mistério. Em teoria, deveria ser ótimo, principalmente em um tempo onde todo mundo quer consumir conteúdo rápido. Mas para mim, inicialmente, eles não tiveram o impacto que eu esperava. O engajamento ficou devagar no começo, até eu começar a entender um pouco mais sobre como capturar a atenção logo nos primeiros segundos. Depois disso, melhorou. Um pouco.
Agora, imagens estáticas. Olha, eu achava que isso era tudo que eu precisaria. Belo visual, um texto atrativo e tals. Mas a verdade é que elas ficaram meio esquecidas. O engajamento não era lá essas coisas. Algumas funcionavam, mas era aleatório, meio frustrante. Eu percebi que é mais fácil criar emoção e conexão em formatos mais dinâmicos.
Em resumo, sim, a comparação entre formatos faz diferença, sim. A questão é que não dá pra se prender a um só. O que funciona pra alguns pode não funcionar pra você. É um aprendizado constante. Analisa, ajusta, tenta de novo. O engajamento vai variar, e muitas vezes não é o que a gente realmente espera. Não há fórmula mágica. Você vai encontrar a sua forma, mas exige paciência e algumas tentativas. Espero que isso ajude, mesmo que um pouco!