Olha, eu já passei por isso, e é bem frustrante perceber que as métricas podem não contar a história que você espera. Primeiro, eu começaria anotando as métricas que mais te incomodam. Tipo, se você viu um pico de engajamento em um post e depois alguma queda absurda, é bom ter isso anotado, sabe?
Uma coisa que funcionou pra mim foi comparar os dados de diferentes períodos. Compare, sei lá, o último mês com o anterior. Assim você pode ver se é um padrão ou apenas algo pontual. Às vezes, uma postagem específica bombou e, em seguida, você posta algo que parece ótimo, mas, sei lá, ninguém engaja.
Outra coisa: dá uma olhada nos insights. Eu gosto de filtrar por tipo de conteúdo. Você percebe quais posts tiveram melhor desempenho. Se o número de likes estourou em uma coisa e caiu em outra, pode ser que esse conteúdo não fale com sua audiência como você pensou.
Além disso, não esquece de checar o público que está sendo alcançado. Olha quem caiu na sua rede social recentemente. Se você está recebendo mais contas de spam ou perfis que não têm nada a ver com seu nicho, aí sim suas métricas vão parecer distorcidas. Eu já caí nessa, achando que tinha aumentado meu alcance, mas era só robô seguindo.
E uma última ideia: engaje com seu público! Pergunta nos stories sobre o que eles querem ver. Essa interação ajuda não só a coletar dados valiosos, mas também a entender se o que você tá fazendo faz sentido pra eles.
No final, é um certo trabalho analisar esses dados. Muita paciência. E lembre-se, Instagram muda, as coisas mudam. O que funcionou ontem pode não funcionar hoje. Então, continue testando e ajustando.