Oi! Então, eu também me perguntei isso um tempo atrás e experimentei algumas coisas que realmente ajudaram. Aqui vão minhas dicas.
Primeiro, fico de olho nas tendências que aparecem nas redes. O TikTok é um ótimo lugar pra isso, porque muitas coisas começam lá antes de migrarem pro Instagram. Uma vez por semana, eu escolho uma tendência que se encaixa no meu nicho. É crucial que faça sentido para a sua marca ou o que você oferece; não adianta pegar algo só porque está bombando.
Quando eu testei algumas trends, percebi que, se eu apenas replicasse, não funcionava muito. O que realmente se destacou foram as minhas adaptações. Por exemplo, se estava rolando um desafio musical, eu fiz algo parecido, mas com uma mensagem ligada ao meu negócio. Isso ajudou a manter minha autenticidade, enquanto ainda aproveitava a onda da tendência.
Outro ponto importante: use as hashtags certas. Pesquise as mais populares da trend, mas não esqueça de misturar com algumas mais específicas do seu nicho. Eu comecei a ver um aumento real no alcance quando fiz isso. Só ficar nas hashtags populares não funciona tão bem quanto misturar as duas.
E as stories? Eu coloco um pouco dessas tendências lá também. Não só no feed! Eu gosto de fazer enquetes ou perguntas sobre a tendência; isso não só engaja, mas também me ajuda a entender o que meu público curte.
Uma coisa que não deu muito certo pra mim foi tentar fazer tudo sozinho. Se a trend requer mais tempo ou um visual mais elaborado, rola de colaborar com alguém. Isso trouxe mais visibilidade e uma nova perspectiva ao conteúdo.
Por fim, não esquece de analisar o que funcionou e o que não funcionou. Eu costumava ficar ansioso pra ver resultados rápidos, mas com o tempo, percebi que monitorar a performance ao longo de semanas é muito mais eficaz. Isso me ajudou a ajustar minhas abordagens.
É isso! Espero que ajude. Boa sorte!