Como usar storytelling visual para mostrar a evolução do meu produto?

Como usar storytelling visual para mostrar a evolução do meu produto?

Quais são as melhores práticas para criar uma narrativa coesa e envolvente através das imagens?

Devo focar mais na sequência cronológica ou em temas específicos?

É mais eficaz utilizar vídeos curtos ou carrosséis de imagens?

Como medir o impacto desse tipo de conteúdo no engajamento do público?

Alguma ferramenta ou aplicativo recomendado para facilitar esse processo?

No meu caso, quando comecei a usar storytelling visual, percebi que a narrativa realmente faz a diferença. Mostrar a evolução do produto é mais do que apenas empilhar fotos antigas e novas. É sobre contar uma história que faz sentido para o público.

Primeiro, eu focaria em criar uma linha do tempo clara. Mas não é só sobre sequência cronológica. Às vezes, é mais interessante destacar temas específicos. Por exemplo, eu fiz uma série de postagens mostrando como um recurso foi aprimorado. Isso ajudou o público a entender o porquê das mudanças. Poder contar sobre as dificuldades, os feedbacks recebidos e como tudo foi moldado, isso gera conexão.

Sobre vídeos ou carrosséis… eu testei ambos. Carrosséis podem ser ótimos porque permitem adicionar mais contexto a cada imagem. Mas eu também notei que vídeos curtos, principalmente no Reels, têm um engajamento maior. Eles são dinâmicos e costumam reter a atenção mais rapidamente. O ideal é usar mais de uma abordagem, talvez um vídeo seguido por um carrossel.

Para medir o impacto, eu uso as métricas do Instagram, como engajamento. Ver as curtidas e comentários é um bom começo, mas também olho as retenções em vídeos e cliques no link da bio. Isso me dá uma ideia do que está ressoando. É um processo de tentativa e erro, então não fique desanimado se algo não funcionar logo de cara.

Quanto a ferramentas, eu gosto de usar o Canva para criar visuais agradáveis de forma rápida. O InShot também é bom para vídeos. Ajuda a editar de forma simples e adicionar elementos que chamam a atenção.

Uma dica final: não esqueça de se envolver com o feedback do seu público. Se eles comentam algo sobre sua história, isso pode direcionar futuras postagens.

Experimenta, observa o que seu público gosta e vai seguindo por aí.

Olha, eu já brinquei bastante com storytelling visual e, honestamente, ainda estou aprendendo. Uma coisa que eu percebi é que a sequência cronológica pode ser muito potente, especialmente se o seu produto tem um “antes” e “depois” claro. Mas, ao mesmo tempo, às vezes é mais interessante abordar temas específicos – tipo, focar em uma melhoria ou uma característica nova.

No meu caso, eu usei carrosséis de imagens para mostrar a evolução de um produto. Comecei com as fotos das versões anteriores e depois mostrei a nova versão. Parecia que as pessoas estavam realmente interessadas em ver essa jornada. Mas eu também testei vídeos curtos e, pra ser sincero, é uma faca de dois gumes. Eles podem ser super envolventes, mas exigem muito mais planejamento e edição.

Eu diria que, se você está começando, talvez o carrossel seja mais fácil de gerenciar. Você pode contar uma história com mais detalhes, e a própria interação do usuário em deslizar as imagens pode criar um engajamento maior.

Sobre medir o impacto, eu costumava olhar para curtidas e comentários, mas agora estou mais atento ao tempo de visualização e às respostas nos stories. Isso ajudou a entender melhor o que realmente ressoa com o público.

Ferramentas? Experimente o Canva para design e o InShot para editar vídeos. Eles são bem intuitivos e facilitaram muito a minha vida.

Mas, no fim das contas, a impressão que eu tenho é que a chave é testar e ver o que funciona pra você e sua audiência. Não acho que existe uma receita única. Às vezes, é até um pouco frustrante – mas, ao mesmo tempo, é uma jornada interessante.