Utilizar o formato de “antes e depois” nos Stories do Instagram é uma estratégia que, no meu caso, gerou um retorno significativo em termos de engajamento e interação com meu público. Aqui estão algumas práticas e dicas que eu testei e que funcionaram bem.
1. Conteúdo Visual Atraente:
A base de um bom “antes e depois” é a qualidade das imagens. Procure garantir que ambas as fotos tenham uma iluminação semelhante e um ângulo consistente. Isso não apenas melhora a clareza, mas também a credibilidade do seu conteúdo. Eu utilizei aplicativos de edição simples para ajustar brilho e contraste, tornando as imagens mais agradáveis.
2. Ferramentas de Edição e Recursos:
No Instagram, a utilização de stickers, setas e textos destacando as transformações é essencial. Eu frequentemente uso a ferramenta de texto para explicar rapidamente o que mudou. Além disso, os adesivos de enquete e perguntas são excelentes para gerar interações, como perguntar “Qual você prefere?” ou “Você achou a transformação surpreendente?”.
3. Frequência de Publicação:
Em relação à frequência, optei por publicar “antes e depois” uma vez por semana. Isso mantém o público ansioso por esse conteúdo, sem sobrecarregá-lo. Uma prática que funcionou foi criar expectativa ao anunciar um “antes e depois” que seria revelado em um dia específico.
4. Incentivando Interações:
Para estimular o feedback, utilizei CTAs (Calls to Action) diretas. Ao final de cada story, eu sempre incluía algo como “Envie seus pensamentos!” ou “Comente se você gostaria de ver mais transformações assim!”. Isso realmente ajudou a aumentar as respostas diretas e a interação nos DMs.
5. Mensurando o Engajamento:
Mensurar o engajamento pode ser feito através das métricas do Instagram Insights. Fico atento ao número de visualizações dos Stories, interações através de enquetes e as respostas diretas que recebo. Essas informações ajudam a entender quais tipos de transformações estão mais ressoando com meu público.
6. Variedade de Formatos:
Experimentei também variar o formato. Às vezes, mostro algumas etapas do processo, não apenas o resultado final. Isso gera curiosidade e mantém as pessoas assistindo até o último segundo.
7. Story Highlights:
Finalmente, criei um destaque “Transformações” no meu perfil. Isso permite que novos seguidores vejam rapidamente o que ofertei e os resultados que eles podem esperar.
Essas são algumas práticas que adotei e que, de fato, funcionaram para engajar meu público com conteúdo de “antes e depois”. O importante é sempre testar e ajustar conforme o feedback que você vai recebendo. Boa sorte!