Olha, eu já passei por isso. No começo, eu usava quizzes e enquetes e percebia que meu público esvaziava o engajamento. Tipo, a mesma pergunta sobre “Qual seu sabor favorito?” toda semana fica meio sem graça.
Uma coisa que funcionou foi trazer a temática das enquetes pra questões do cotidiano que têm a ver com o meu nicho. Por exemplo, ao invés de só perguntar, “Você prefere café ou chá?”, eu poderia perguntar “Qual você toma enquanto trabalha na segunda de manhã?”. E aí dá uma resposta que carrega um pouco mais da identidade do seguidor. Assim, cria uma conexão.
Eu também testei formatos diferentes. Ao invés de só enquetes, usei quizzes interativos com curiosidades sobre o meu setor. Fiz uma série com “Você sabia que…?”, com perguntas que eram educativas e divertidas. Isso atraiu bastante atenção. E o melhor: gera compartilhamento. As pessoas adoram falar em grupo.
Mas não é só isso. Eu comecei a criar enquetes em temas que estavam em alta. Por exemplo, lancei uma enquete sobre uma tendência recente no meu mercado e sugeri que as pessoas deixassem um comentário sobre isso. Esse movimento gera mais interação, e as respostas vão me dando ideias pro próximo conteúdo.
Inclusive, fazer enquetes em stories ajudou muito. Como sempre fica no topo do feed, quando eu variava as perguntas e fazia sequências, dava uma dinâmica bacana. Ex: uma enquete de “você faz isso?”, seguida de um quiz sobre como fazer essa coisa melhor. Assim, você envolve, educa e ainda traz um toque pessoal.
Outra estratégia que eu adotei foi o feedback do público. Perguntei o que eles queriam ver. Tive sugestões que nem tinha pensado antes e, por isso, passei a interagir mais com quem segue, envolvendo-os nas decisões do conteúdo.
Uma última dica: usa novos formatos! Por exemplo, vídeos com quizzes, como se fosse um mini-desafio. Não precisa ser algo cansativo, mas diferente. E, claro, explore os stickers do Instagram. Eles ajudam a deixar o visual mais atraente. E isso conta.
No fim, o importante é testar mesmo. Ver o que ressoa com o seu público. Eu vou alternando os estilos e observando as métricas. E quando algo parece estar repetido, eu dou uma pausa e inovo. Encontrei esse equilíbrio com o tempo, e ainda tô aprendendo. No final das contas, é sobre conexão genuína e autêntica, sabe?