No meu caso, usar palavras-chave nas legendas foi uma jornada de tentativa e erro. No começo, eu não prestava muita atenção a isso, achava que só o conteúdo visual era suficiente. Mas aí percebi que, na verdade, as legendas são uma parte crucial da estratégia.
Primeiro, eu comecei fazendo uma lista das palavras-chave que eram relevantes para o meu nicho. Sabe, aquelas que as pessoas realmente estão procurando. Fiz algumas pesquisas, usei ferramentas como o Google Trends e até olhei perfis similares para ver o que eles estavam utilizando. É interessante como algumas palavras atraem mais atenção que outras.
Uma coisa que funcionou bem foi incorporar essas palavras-chave de forma natural. Não gosto de forçar a barra. Por exemplo, ao invés de apenas postar uma foto de um produto e escrever “compre isso”, eu tentei descrever o que ele faz, como ele melhora a vida das pessoas. Aí, eu incluí a palavra-chave e algumas hashtags relacionadas. Isso ajudou a segmentar melhor meu público.
E, claro, não é só sobre usar a palavra-chave uma vez. Eu comecei a repetir algumas variações ao longo da legenda. Isso trouxe um engajamento maior. Mas tem que ter cuidado. Se deixar a legenda confusa, aí não funciona. O ideal é ter um equilíbrio entre fluidez e a inclusão dessas palavras.
Quanto ao algoritmo, descobri que ele está sempre mudando. Então, não tem uma fórmula mágica. O que notei foi que, quando eu usava palavras-chave que realmente ressoavam com a audiência, parecia que minhas postagens estavam recebendo mais interações. Isso até ajudou em outras áreas, como nos Stories. Ao mencionar essas palavras mais nas postagens, que depois eu incluía nos Stories, eles também começaram a ter mais visualizações.
Eu não sei se o simples uso de palavras-chave é a única resposta. Pé na real: pode levar tempo. Não percebi uma transformação mágica da noite pro dia. Mas, aos poucos, fui notando que aquela prática começou a se refletir em um crescimento gradual no alcance.
Uma coisa que eu não funcionou foi tentar usar palavras-chave populares que não tinham a ver com meu nicho. Isso só gerou confusão e pessoas que não se importavam com o meu conteúdo. Então, é melhor focar nas palavras que realmente se conectam com o que você oferece.
Essas foram só algumas ideias, mas vale a pena testar e ver o que funciona pra você. O Instagram é sobre conexão, e se suas legendas ajudam a contar uma história verdadeira, isso, no fim das contas, pode ser o que realmente faz a diferença.