Como usar palavras-chave em vídeos para melhorar meu SEO no Instagram?

Oi pessoal!

Preciso de uma força aqui. Estou tentando melhorar meu SEO no Instagram, especialmente quando se trata dos vídeos que posto.

Já ouvi falar que usar palavras-chave é super importante, mas… não sei bem como fazer isso na prática.

Quais são as melhores estratégias?

Vale a pena usar as palavras-chave na descrição, nos comentários, ou tem outro jeito que funciona melhor?

A experiência que tenho até agora não tem sido das melhores, e fico meio frustrado porque quero que meu conteúdo chegue a mais pessoas.

Alguma dica que vocês possam compartilhar? Agradeço demais!

No meu caso, trabalhar com palavras-chave nos vídeos do Instagram começou a fazer a diferença quando adotei algumas práticas simples. O foco principal foi na descrição e nas legendas das minhas postagens, que sempre devem ser atrativas e informativas.

Primeiro, eu identifiquei algumas palavras-chave relevantes para o meu nicho. Isso foi feito através de pesquisas de hashtags populares e concorrência. Depois, eu sempre incluía essas palavras-chave no início da descrição do vídeo. Com o tempo, percebi que isso ajudava a aumentar a visibilidade, especialmente quando as pessoas buscavam conteúdos relacionados.

Além disso, eu passei a usar uma abordagem mais estratégica nas legendas. Colocar uma frase envolvente que incluísse a palavra-chave principal logo no começo ajudou a melhorar o engajamento. Foi interessante notar que, ao promover a interação — como incentivar comentários ou perguntas específicas — eu também conseguia potencializar as palavras-chave que usava, já que os comentários frequentemente traziam mais contexto sobre o tema.

Outra estratégia que vale mencionar é o uso das hashtags. Eu sempre incluía de 5 a 10 hashtags relevantes dentro da descrição, misturando as populares e as mais específicas para atingir meu público-alvo de forma mais eficaz. Testei também a inclusão de palavras-chave nos comentários, mas não senti tanto impacto. Acredito que as descrições e hashtags foram mais eficazes.

No geral, é um processo que exige tempo e experimentação, já que os resultados não aparecem da noite para o dia. Eu recomendo que você teste e ajuste suas estratégias com base no que mais ressoa com seu público, e tenha paciência. Às vezes, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença no alcance e engajamento.