Oi pessoal!
Preciso de uma força aqui. Estou tentando melhorar meu SEO no Instagram, especialmente quando se trata dos vídeos que posto.
Já ouvi falar que usar palavras-chave é super importante, mas… não sei bem como fazer isso na prática.
Quais são as melhores estratégias?
Vale a pena usar as palavras-chave na descrição, nos comentários, ou tem outro jeito que funciona melhor?
A experiência que tenho até agora não tem sido das melhores, e fico meio frustrado porque quero que meu conteúdo chegue a mais pessoas.
Alguma dica que vocês possam compartilhar? Agradeço demais!
No meu caso, trabalhar com palavras-chave nos vídeos do Instagram começou a fazer a diferença quando adotei algumas práticas simples. O foco principal foi na descrição e nas legendas das minhas postagens, que sempre devem ser atrativas e informativas.
Primeiro, eu identifiquei algumas palavras-chave relevantes para o meu nicho. Isso foi feito através de pesquisas de hashtags populares e concorrência. Depois, eu sempre incluía essas palavras-chave no início da descrição do vídeo. Com o tempo, percebi que isso ajudava a aumentar a visibilidade, especialmente quando as pessoas buscavam conteúdos relacionados.
Além disso, eu passei a usar uma abordagem mais estratégica nas legendas. Colocar uma frase envolvente que incluísse a palavra-chave principal logo no começo ajudou a melhorar o engajamento. Foi interessante notar que, ao promover a interação — como incentivar comentários ou perguntas específicas — eu também conseguia potencializar as palavras-chave que usava, já que os comentários frequentemente traziam mais contexto sobre o tema.
Outra estratégia que vale mencionar é o uso das hashtags. Eu sempre incluía de 5 a 10 hashtags relevantes dentro da descrição, misturando as populares e as mais específicas para atingir meu público-alvo de forma mais eficaz. Testei também a inclusão de palavras-chave nos comentários, mas não senti tanto impacto. Acredito que as descrições e hashtags foram mais eficazes.
No geral, é um processo que exige tempo e experimentação, já que os resultados não aparecem da noite para o dia. Eu recomendo que você teste e ajuste suas estratégias com base no que mais ressoa com seu público, e tenha paciência. Às vezes, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença no alcance e engajamento.