Então, sobre usar músicas populares nos Reels do Instagram, eu fui por esse caminho e testei algumas estratégias que podem te ajudar a evitar problemas com direitos autorais.
Primeiro, aquela ideia de usar músicas que não estão disponíveis no Instagram… Eu já tentei e não deu certo. O vídeo ficou ótimo, mas deu ruim quando fui postar. O Instagram tem uma ferramenta interna que reconhece as músicas. Então, o que funciona? Usar a biblioteca de músicas do próprio Instagram. Isso é bem prático e já vem com música liberada.
Outro detalhe: sempre que rola uma atualização do algoritmo do Instagram, a biblioteca muda. Algumas músicas podem ser liberadas ou não, então é bom sempre ficar de olho nas tendências. Veja o que outros perfis estão usando e que tá bombando.
Uma coisa que me ajudou bastante foi acompanhar os trending audios. Tem sempre um som que tá na moda, e usar isso pode potencializar bastante a visibilidade. A própria aba de criação do Reels te mostra isso. É só arriscar e ver o impacto.
Mas, se você quer algo mais original, considero também a ideia de usar músicas de artistas independentes. Tem muita gente boa que solta suas faixas no Spotify e que não tem conflito com direitos. Pode ser uma ótima forma de dar uma cara única ao seu conteúdo e ainda apoiar novos talentos.
Ah, e tem também as plataformas como o SoundCloud ou o YouTube Audio Library, que oferecem faixas livres para uso. Fui buscando por lá e encontrei algumas opções que poderiam funcionar, embora precise de um pouco mais de esforço na edição.
Então, só pra resumir: usa a biblioteca do Instagram, fica de olho nas músicas que estão em alta e, se precisar, busca por opções de artistas independentes ou faixas livres. No meu caso, esse esquema funcionou melhor e me fez evitar possíveis dores de cabeça.
E boa sorte, que esse trabalho vale a pena.