Como usar métricas de retenção para melhorar minhas postagens no Instagram?

Oi, pessoal.

Tenho usado o Instagram pra promover meu trabalho e, sei lá, tenho notado que algumas postagens performam melhor que outras. Aí, fiquei pensando nas métricas de retenção.

Como posso usar essas métricas pra melhorar minhas postagens?

É tipo, o que significa quando as pessoas saem rapidamente? E se elas ficam mais tempo em outras? O que isso diz sobre o conteúdo?

Alguém aí já passou por isso? Como vocês ajustaram suas estratégias com base em números?

Qualquer dica é bem-vinda!

Oi! Então, eu também passei por essa fase de tentar entender as métricas e como elas podem ajudar. O que eu fui percebendo é que a retenção, especialmente nos stories e vídeos, é super importante.

Quando eu notei que as pessoas saíam rapidamente de algumas postagens, eu comecei a me perguntar: o que tem de diferente aqui? Um truque que funcionou pra mim foi prestar atenção nos primeiros segundos. Se o começo não “prende” a atenção, já era. A edição rápida ou um começo intrigante ajudou muito a melhorar isso.

Vi que quando eu usava perguntas ou enquetes, a galera ficava mais tempo. Então, usei isso como um insight. Comecei a incluir mais interação nos meus posts. Mas, cuidado! Tem que ser sem forçar a barra, senão parece só uma estratégia vazia.

Outra coisa que eu fiz foi olhar os horários em que minhas postagens tinham mais visualizações. Postar no horário certo fez diferença. E, claro, eu testei formatar o conteúdo de diferentes maneiras—textos mais curtos, vídeos diretos… E aos poucos fui percebendo o que realmente funcionava com a minha audiência.

Resumindo: preste atenção nas métricas, mas não fique obcecado com os números. Use como um guia e ajuste sua estratégia aos poucos, mas sem pressa. É um processo. Boa sorte!