Olá! Entendo sua frustração, pois também já passei por isso. Quando comecei a analisar as métricas de alcance, percebi que havia muito aprendizado a ser colhido. Aqui estão algumas dicas práticas que funcionaram para mim.
Primeiramente, eu me concentrei em observar o alcance das publicações. O que notei foi que alguns tipos de conteúdo, como vídeos curtos e carrosséis, tendiam a ter um alcance maior do que imagens estáticas. Busquei diversificar, incorporando mais esses formatos. Além disso, percebi que conteúdos mais interativos, como enquetes e perguntas nas histórias, geravam um aumento no envolvimento e ajudavam a aumentar o alcance geral.
Outro ponto que não pode ser esquecido é o horário de postagem. Testei vários horários e descobri que o meu público estava mais ativo em determinados momentos do dia. Utilizei essa informação para otimizar minhas postagens. É bem evidente que atingir o público quando eles estão online faz uma diferença significativa no alcance.
Além disso, eu comecei a prestar atenção nas hashtags. Usar hashtags relevantes e que realmente se relacionavam com o meu conteúdo parecia ajudar a alcançar uma audiência mais ampla. Testei diferentes combinações e notei que algumas geravam muito mais engajamento do que outras. O importante é que as hashtags sejam específicas e estejam dentro do nicho que você atua.
Por fim, eu também analisei o perfil do meu público. Verifiquei dados demográficos e interesses, e, com isso, ajustei o tom e a abordagem do meu conteúdo. Fui mais ousado em abordar temas que meu público realmente se importava, o que ajudou a manter a relevância e a conexão com eles.
Em termos de métricas, foquei em taxa de engajamento e não apenas em seguidores. Isso me ajudou a entender melhor o que realmente ressoava com o meu público. Analisar as reações às postagens e o número de mensagens diretas também me deu uma noção clara do que funcionava.
Lembre-se, é um processo contínuo de teste e adaptação. Deixei de lado a pressa e decidi focar na qualidade e no valor do conteúdo. A melhoria foi gradual, mas valeu muito a pena. Espero que essas dicas ajudem você a navegar nesse aspecto do Instagram! Boa sorte!