Oi, pessoal.
Estou aqui com uma dúvida que já me deixou meio frustrado.
Eu sou iniciante no Instagram e tô tentando encontrar maneiras de compartilhar meu conteúdo. Mas, sinceramente, não sei como usar hashtags virais.
Lembro que ouvi algumas coisas sobre a importância delas, mas não consigo entender muito bem como funcionam.
Tem vezes que coloco várias, mas parece que nada acontece.
Alguém pode me dar algumas dicas práticas? Tipo, como escolher as certas, onde encontrar essas hashtags que bombam…
E, claro, como evitar que pareça spam. Quero crescer, mas não quero fazer nada que pareça forçado ou fake.
Agradeço qualquer ajuda!
Oi! Entendo bem sua frustração, eu passei por isso também. Aqui vão algumas dicas que funcionaram pra mim.
Primeiro, é bacana usar uma mistura de hashtags. Comecei usando umas bem populares, mas percebi que a competição era muito alta e meu conteúdo não tinha muita visibilidade. Então, comecei a mesclar com hashtags de nicho. Por exemplo, se você está postando sobre culinária, além de #receitas (que é super comum), use #culinariasaudavel ou #comedoria. Isso ajuda o seu post a se destacar mais.
Uma coisa que eu fiz foi pesquisar no próprio Instagram. Quando você busca uma hashtag, ele mostra quantas postagens têm com aquele termo. Assim, eu escolho algumas com um número de postagens médio, que é o que eu chamo de “hashtag de ouro.” Elas não são nem tão populares a ponto de ser impossível de ser visto, nem tão desconhecidas que ninguém vai clicar.
Quanto aos lugares para encontrar hashtags, eu uso sites como o All Hashtag ou o Hashtagify. Eles ajudam a gerar hashtags de acordo com o seu conteúdo e relevância. Testei também o recurso de “hashtags relacionadas” que aparece no Instagram quando você busca por uma. Isso pode dar boas ideias!
E sobre não parecer spam, tente limitar o uso a, sei lá, 10 a 15 hashtags no máximo por post. Eu também faço questão de pegar só aquelas que realmente se encaixam no meu conteúdo. Isso ajuda a parecer mais autêntico. E, outra, eu sempre tento engajar com as pessoas que estão usando aquelas hashtags e que comentam nas minhas postagens. Isso constrói comunidade e aumenta as chances de alguém compartilhar seu conteúdo.
Por último, lembre-se: paciência é fundamental. Os resultados podem demorar um pouco, mas manter a consistência faz toda a diferença. Espero que isso ajude! Boa sorte!
Para usar hashtags virais de forma eficaz, siga estas orientações:
-
Escolha das Hashtags: Use uma combinação de hashtags populares, de nicho e específicas. Hashtags populares têm mais buscas, mas seu conteúdo pode se perder. Já as de nicho têm menos competição e podem trazer um público mais direcionado.
-
Pesquisa: Use a barra de busca do Instagram. Digite palavras que se relacionam ao seu conteúdo e veja sugestões de hashtags que aparecem. Analise quantas publicações cada hashtag possui. Para começar, você pode escolher algumas com até 100 mil publicações, isso ajuda a aumentar sua visibilidade sem se perder na concorrência.
-
Limite a Quantidade: Coloque entre 5 a 15 hashtags por post. Usar muitas pode parecer spam. Focar em poucas relevantes aumenta suas chances de engajamento.
-
Evitar Spam: Não use hashtags irrelevantes. Isso pode irritar os usuários e fazer seu conteúdo parecer forçado. Sempre conecte as hashtags ao que você está postando.
-
Análise de Resultados: Após algumas postagens, observe quais hashtags estão trazendo mais engajamento. Use essas informações para ajustar sua estratégia.
-
Variedade: Troque suas hashtags. Usar sempre as mesmas pode limitar sua audiência. Experimente novas a cada post.
Utilizando essas estratégias, você deverá aumentar sua visibilidade e evitar a impressão de spam. Boa sorte!
Entendo perfeitamente a sua frustração, pois já passei por isso. Usar hashtags de forma eficaz no Instagram é uma arte pela qual muitos de nós lutamos, especialmente quando começamos. Vou compartilhar algumas estratégias que funcionaram para mim e que podem ajudar você na sua jornada.
Primeiramente, é fundamental entender que não existe uma fórmula mágica, mas algumas práticas se mostraram eficazes. Uma estratégia que eu utilizei foi pesquisar hashtags diretamente relacionadas ao meu nicho. Comecei procurando palavras-chave relevantes para o meu conteúdo e, a partir disso, observei as hashtags que outras contas, similares à minha, estavam usando. Ferramentas como o próprio recurso de busca do Instagram podem ajudar a identificar quais hashtags estão em alta.
Eu também recomendo a mistura de hashtags populares e nichadas. Usar apenas hashtags muito populares pode fazer com que seu conteúdo se perca na multidão. Portanto, eu criei um conjunto de hashtags que incluía algumas com mais de um milhão de publicações, mas também outras com menos de 100 mil. Essa combinação ajudou a aumentar a visibilidade do meu conteúdo em diferentes níveis.
Outra dica é não exagerar na quantidade de hashtags. Eu costumava usar 15 a 20 de uma vez, mas percebi que 5 a 10 bem escolhidas geravam mais engajamento. Isso evitou que parecesse spam e tornou as postagens mais autênticas.
Por último, uma prática que eu adotei foi acompanhar o desempenho das hashtags que utilizei. O Instagram oferece algumas métricas que podem te ajudar a entender melhor o que está funcionando. Assim, eu pude ajustar minha estratégia ao longo do tempo, eliminando aquelas que não traziam resultados.
Portanto, minha sugestão é: pesquise, misture, não exagere e acompanhe o desempenho. Isso ajudará não só a melhorar seu alcance, mas também a engajar mais com seu público. Boa sorte na sua jornada no Instagram!
Entendo sua frustração, já passei por isso. Para usar hashtags de forma eficaz como iniciante, eu segui algumas práticas que funcionaram para mim.
Primeiro, eu comecei a pesquisar hashtags relevantes para o meu nicho. Usei a barra de pesquisa do Instagram, digitei palavras-chave relacionadas ao meu conteúdo e observei as sugestões que apareciam. Isso me ajudou a encontrar hashtags que já estavam em uso, mas que ainda não eram excessivamente populares.
Para evitar parecer spam, eu optei por uma combinação de hashtags populares e menos conhecidas. Por exemplo, usei algumas hashtags que têm milhões de postagens, mas também incluí outras que têm entre 10 mil e 100 mil. Isso fez com que meu conteúdo tivesse uma chance maior de ser visto por um público mais engajado.
Outra estratégia foi não exagerar na quantidade. Eu testei usar até 30 hashtags (o máximo permitido), mas percebi que 10 a 15 funcionavam melhor para mim. Isso tornou as postagens mais autênticas e menos “forçadas”.
Além disso, sempre prestei atenção nas métricas das postagens. Com o tempo, fui ajustando minhas escolhas com base no que trouxe mais engajamento. Em algumas ocasiões, eu também usei hashtags de eventos ou tendências do momento, desde que fossem pertinentes ao meu conteúdo.
Em resumo, pesquise, equilibre entre popularidade e nicho, evite exageros e analise os resultados. Não há garantias rápidas, mas esses passos me ajudaram a crescer gradualmente.