Oi! Legal ver você buscando formas de se aprofundar nos Stories. Eu também já passei por essa fase de tentar entender como as enquetes podiam realmente agregar valor. Vou te contar um pouco da minha experiência.
No começo, eu usava enquetes meio de qualquer jeito, sabe? Perguntava coisas mais genéricas, tipo “Você prefere café ou chá?”. Aí a resposta vinha, mas eu não conseguia traduzir isso em conteúdo. Em algumas semanas, percebi que isso não ia levar a lugar nenhum.
A chave, na minha opinião, foi tornar as enquetes mais relevantes para o meu nicho. Por exemplo, comecei a perguntar sobre temas que eu pretendia explorar nos posts. Ao invés de “o que você prefere?”, eu perguntava “qual desses tópicos você gostaria que eu abordasse na próxima semana?”. Assim, as respostas já serviam como uma espécie de votação para o conteúdo.
Com o tempo, eu aprendi a olhar para as respostas de forma mais estratégica. Se a maioria escolhe um tópico, isso se torna uma pista clara do que o público quer. Por outro lado, se a interação não é tão boa, é uma oportunidade de refletir sobre por que uma ideia não atraiu tanto.
Um truque que usei e que funcionou foi fazer enquetes mais interativas, como por exemplo: “Qual parte desse projeto você mais gostaria de ver?”. Isso trouxe mais engajamento, porque as pessoas se sentiam parte do processo. O downside, é que às vezes as respostas fogem do que eu esperava, e isso me deixa meio perdido.
Além disso, compartilhar os resultados depois ajudou. Eu mostrava o que a maioria escolheu e explicava por que eu seguiria aquela direção. Isso, de alguma forma, também gera mais conexão. O pessoal começa a se sentir ouvido e, provavelmente, isso se reflete em mais engajamento futuro.
Uma das minhas frustrações, no entanto, foram aquelas enquetes onde não obtive resposta suficiente. Elas aconteciam às vezes, e me deixavam pensando se eu estava abordando o tema errado ou se, de alguma forma, a questão não estava clara.
Em resumo, aproveitar as enquetes nos Stories é sobre testar, errar, ajustar. Não existe uma fórmula mágica, mas ir aprofundando nas perguntas e ouvindo as respostas pode realmente guiar seu conteúdo de um jeito interessante. Espero que essas dicas ajudem!