Como usar enquetes nos stories para gerar ideias de conteúdo?

Oi, pessoal.

Estou tentando melhorar meu engajamento no Instagram e, sinceramente, não sei muito bem como fazer isso de forma criativa. Ultimamente, tenho visto muitas contas usando enquetes nos stories, e isso parece ser uma boa maneira de interagir com os seguidores. Mas, eu me pergunto… como exatamente posso usar essas enquetes para gerar ideias de conteúdo?

Quais tipos de perguntas eu poderia fazer? E é melhor usar enquetes com opções ou perguntas abertas?

Às vezes, fico pensando se o que eu vou perguntar vai ressoar com o público.

O que vocês acham? Alguma dica ou estratégia específica?

Qualquer ajuda seria ótima! Estou meio perdido aqui e queria saber se isso realmente traz resultados.

Valeu!

Oi! Entendo completamente a sua situação, e posso compartilhar algumas estratégias que usei para gerar ideias de conteúdo através de enquetes nos stories.

No meu caso, comecei a utilizar enquetes há alguns meses e realmente percebi um aumento no engajamento. O primeiro passo foi conhecer melhor meu público. Decidi fazer perguntas que fossem relevantes para minha área e que também gerassem curiosidade. Por exemplo, se você é um profissional de saúde, pode perguntar: “Qual tema você gostaria de ver em um próximo post? Dicas de saúde mental ou alimentação saudável?”

Eu prefiro usar enquetes com opções, porque isso facilita a interação e permite que os seguidores respondam rapidamente. Perguntas abertas podem ser úteis, mas notei que geram menos respostas e, muitas vezes, respostas ligeiramente vagas. Usar dois ou três tópicos nas opções da enquete ajuda a direcionar tanto o conteúdo quanto as expectativas do público.

Outra estratégia que funcionou para mim foi fazer enquetes sobre o que os seguidores já conhecem ou estão curiosos. Frases como “Você já experimentou X?” ou “Você prefere Y ou Z?” podem gerar respostas interessantes e, por consequência, ideias para novos conteúdos. Ao mesmo tempo, essa abordagem me ajudou a entender melhor as preferências do meu público.

Além disso, uma coisa que tentava era fazer as enquetes divertidas. Incorporar humor ou referências que falem diretamente ao meu público fez com que as pessoas se sentissem mais conectadas. Não é só sobre a pergunta, mas também como você a apresenta.

Por fim, depois de coletar as respostas, eu sempre revisava o que funcionou melhor em termos de interesse do público. Isso não só me ajudou a criar conteúdo mais alinhado com suas necessidades, mas também fortaleceu a relação com eles. Durante todo esse processo, sempre lembre-se de que a construção de engajamento leva tempo, então ter paciência é fundamental.

Espero que essas dicas ajudem você a se sentir mais confiante ao usar enquetes nos stories! Boa sorte!