Oi! Eu também já passei por essa dúvida e posso compartilhar como usei depoimentos de clientes para reforçar a minha marca pessoal no Instagram.
1. Coleta de depoimentos
Primeiro, sempre que um cliente manda uma mensagem positiva ou feedback, eu peço autorização para compartilhar. Isso já me ajuda a ter um banco de depoimentos prontos.
2. Formatos
Eu testei alguns formatos e o que funcionou melhor para mim foi o vídeo. Ver a expressão de um cliente falando sobre a experiência dele gera uma conexão muito mais forte. Mas, claro, nem todo mundo está confortável em fazer vídeo, então eu também coloco depoimentos em texto com uma imagem do cliente – isso ainda é bem eficaz.
3. Postagens e Stories
De modo geral, eu faço tanto posts quantos stories. Para os posts, crio um visual atrativo (uma arte legal com a citação do cliente). Nos stories, além de compartilhar o depoimento, eu costumo colocar um adesivo de enquete ou perguntas, que ajuda a aumentar a interação. Isso também mostra que você valoriza o feedback e quer saber a opinião de mais pessoas.
4. Contextualização
Outra coisa que funcionou foi contextualizar os depoimentos. Em vez de simplesmente postar o que o cliente disse, coloco uma pequena história ou exemplo de como aquilo se relaciona com meu trabalho. Isso não só humaniza a coisa, mas também ajuda a ilustrar melhor os benefícios do que eu ofereço.
5. Frequência
Não tenho uma regra rígida de frequência, mas tento incluir um depoimento a cada duas semanas, algo assim. Isso evita que fique repetitivo, mas ainda mostra que os clientes estão satisfeitos.
6. O que não funcionou
No começo, eu tentei fazer um “highlights” só com depoimentos, mas percebi que as pessoas não interagiam tanto. Eu acho que funciona melhor colocá-los organicamente ao longo do conteúdo, em vez de forçar que alguém entre para ver só isso.
Conclusão
Então, para quem está começando, eu diria para ir testando. O importante é usar os depoimentos de forma autêntica e sempre mostrar gratidão. Com o tempo, você vai achar o ritmo que funciona melhor para sua audiência.
Espero que essas dicas ajudem! Boa sorte na sua jornada no Instagram!