Como usar dados de compras para criar públicos semelhantes no Instagram?

Nos últimos meses, tenho me aprofundado no uso de dados de compras para entender melhor o comportamento dos meus clientes e, de certa forma, isso me levou a pensar sobre o potencial dos públicos semelhantes no Instagram.

Acho fascinante a ideia de que, a partir das interações e compras que já fizemos, podemos criar novos públicos que se assemelham a esses consumidores. Mas, será que isso realmente se traduz em resultados na prática?

Quais são as melhores estratégias para usar esses dados de compras? Existe um jeito mais eficaz de segmentar esses públicos semelhantes, ou isso varia muito de acordo com o nicho?

Estou particularmente curioso sobre a forma como as características do perfil de compra influenciam o engajamento e a conversão. Como devemos interpretar esses dados para garantir que estamos alcançando o público certo?

Enfim, gostaria de ouvir experiências e insights sobre essa abordagem. O que vocês acham?

Sim! Eu também já passei por essa jornada e posso compartilhar o que funcionou pra mim.

Primeiro, eu usei os dados de compras dos meus clientes para entender quem são eles. Olhei pra detalhes como idade, localização, e os produtos que mais compraram. Depois, importei essas informações pro Facebook Ads, que é onde você cria seus públicos semelhantes pro Instagram. Isso é bem direto, só tem que conectar tudo direitinho.

Ao criar o público semelhante, eu sempre escolhi a base de clientes que já tiveram mais interação e conversão. Comecei com um público semelhante de 1%, ou seja, pessoas mais parecidas com os meus melhores clientes. Os resultados foram bem interessantes. Mas não me iludia: isso não trouxe vendas instantâneas. O engajamento começou a subir, mas até eu entender a melhor abordagem, levou um tempo.

O que não funcionou foi segmentar muito. Tentei criar públicos super específicos baseado em comportamento de compra, mas isso diminuiu o alcance e acabou não trazendo bons resultados. O ideal é deixar um pouco mais amplo no começo e ir refinando à medida que você vê como as pessoas reagem.

Outra coisa importante: os criativos da campanha têm que falar a língua desse novo público. Usei imagens e mensagens que atraíam o perfil de clientes que tinha em mente. A resposta foi bem positiva e isso ajudou a aumentar as conversões.

E por último, não esqueça de acompanhar tudo. Eu usei as métricas do Instagram Insights e do gerente de anúncios pra ver como estava indo a campanha. Essa análise me fez ajustar o que não estava rolando bem e focar no que estava funcionando.

Em resumo, use dados de compra pra identificar seus melhores clientes, crie públicos semelhantes, mantenha a segmentação ampla no começo, e ajuste com base nas métricas. Não é uma fórmula mágica, mas com paciência, o retorno vem. Boa sorte!