No meu caso, usar humor no Instagram foi uma jornada de experimentação e aprendizado. No início, fiquei receoso sobre como isso poderia ressoar com meu público. Comecei fazendo posts com humor leve, utilizando memes que estavam em alta, mas sempre adaptando-os ao nicho que atuo. Por um lado, alguns posts tiveram um bom engajamento, mas também percebi que isso não funcionava para todos os temas que eu abordava.
Um dos erros que cometi foi tentar ser engraçado demais. Um humor forçado pode afastar as pessoas, especialmente se não se alinhar à mensagem que quero transmitir. Em vez disso, prefiro fazer uma conexão genuína com situações reais que meu público enfrenta, transformando esses momentos em piadas ou tiradas. Isso gerou um efeito positivo de identificação, pois muitos se sentiram representados.
Sobre o formato, eu testei tanto memes quanto anedotas autorais. Em geral, as anedotas se mostraram mais eficazes para o meu público, pois criavam um espaço para interação. O feedback nos comentários muitas vezes indicava que as pessoas apreciavam um humor mais personalizado, algo que refletisse a nossa cultura empresarial e os desafios que enfrentamos.
A frequência semanal pode ser um campo minado. Comecei publicando uma vez por semana, mas senti que havia o risco de saturar. Ao monitorar o engajamento, percebi que, ao espaçar os posts humorísticos (nos quais eu intercalava com conteúdo mais sério), mantive o interesse do público sem parecer insistente.
Uma boa forma de medir o impacto é olhar para as métricas, como curtidas, comentários e compartilhamentos, mas também para a qualidade do feedback. Se as pessoas começam a fazer referência ao que foi postado ou a compartilhar experiências similares, isso geralmente indica que você está no caminho certo.
Por fim, recomendo começar com cautela. Teste diferentes formas de humor e observe como seu público responde. O importante é encontrar um equilíbrio que mantenha a essência da sua marca, sem descuidar do toque de leveza que o humor pode trazer. Lembre-se de que a autenticidade é a chave, e o que funciona para um pode não funcionar para outro.