Como usar comandos de voz e AR para engajar nos Stories?

Como empresários em busca de crescimento no Instagram, gostaria de saber como posso utilizar comandos de voz e recursos de realidade aumentada (AR) para aumentar o engajamento nos meus Stories.

Estou ciente de que essas funcionalidades têm potencial para tornar o conteúdo mais interativo e envolvente. No entanto, sou iniciante e tenho dificuldades em integrar essas ferramentas de forma eficaz.

Quais são algumas estratégias específicas e práticas recomendadas que posso implementar para aproveitar ao máximo esses recursos? Agradeço qualquer orientações ou exemplos que possam me ajudar a melhorar meu desempenho no Instagram.

Usar comandos de voz e AR nos Stories pode realmente dar um gás no seu engajamento, mas, sim, não é tão simples assim. Tem que ter paciência e estar disposto a experimentar.

Primeiro, comandos de voz. Você pode usar para conduzir uma interação mais personalizada. Por exemplo, grave um Story perguntando algo, como “Qual seu produto favorito?”. Isso já dá um toque mais humano. Não se esqueça de acompanhar as respostas. A interação é chave, e simplesmente perguntar não vai fazer milagres. Muitas vezes, a galera não participa porque nem sabe que você está esperando uma resposta.

Agora, sobre AR, é uma ferramenta poderosa, mas é fácil se perder. Tente usar filtros que estejam alinhados com a sua marca. Crie um filtro personalizado, se for viável. Isso pode ser um diferencial bacana. Mas por outro lado, muita gente acha que basta colocar um filtro e tá tudo certo. Não é. O conteúdo precisa continuar relevante. Os efeitos não devem ofuscar a sua mensagem.

Outra dica é usar stickers de perguntas ou enquetes com um toque de AR. Você pode criar uma enquete temática usando elementos de AR para torná-la mais divertida. Isso engaja, mas você vai perceber que nem todo mundo vai participar. E tudo bem. Não leve para o lado pessoal.

A frequência é importante, mas cuidado para não exagerar. Se você usa esses recursos em todos os Stories, pode cansar a audiência. Um ou dois por semana pode ser uma boa estratégia. Assim, tem mais chances de surpreender.

E, claro, esteja preparado para testar. O que funciona para um influencer pode não funcionar para você. Monitore, ajuste e tente entender o que toca a sua audiência. Erros vão acontecer. É natural. Mas cada erro é uma oportunidade de aprendizado.

Enfim, use comandos de voz e AR como temperos, não como prato principal. Seja criativo, mas mantenha a essência do que você quer comunicar. Engajamento leva tempo, e a jornada é cheia de altos e baixos. Boa sorte!