Oi! Entendo bem a sua frustração. Eu também passei por isso quando comecei a usar anúncios dinâmicos no Instagram. Era um momento em que eu sentia que estava investindo, mas não estava vendo o retorno que esperava.
Primeiro, sobre o tipo de conteúdo. O que funcionou melhor para mim foi usar imagens e vídeos que mostravam o uso real do meu produto ou serviço. Uma das minhas campanhas que mais converteu foi quando usei um vídeo de depoimentos de clientes satisfeitos. A autenticidade e a conexão emocional parece que tocaram o público, sabe? Então, se você tem algum cliente dos quais possa usar esses testemunhos, vale a pena.
Contudo, do outro lado, tenho que admitir que tentei focar apenas em fotos de produtos sozinhos e não funcionou tão bem. As pessoas queriam ver mais do que apenas o produto; elas queriam se sentir parte da experiência.
Seguindo essa linha, a segmentação do público é crucial. No meu caso, eu comecei a simplesmente direcionar meus anúncios para quem já interagia com minhas postagens, mas isso não era o suficiente. Parece simples, mas realmente explorar a segmentação por interesses e comportamentos fez uma grande diferença. Eu testei segmentar grupos que estavam especificamente interessados em temas relacionados ao que eu ofereço, não só pela demografia. O que também ajudou foi criar audiências semelhantes a partir dos meus clientes existentes. Isso me trouxe um público que já tem alguma consciência sobre o que eu faço.
Sobre formatos, eu experimentei carrosséis, que podem parecer uma boa ideia, mas me dei conta de que precisam ser bem planejados. Uma vez, fiz um carrossel com dicas e o engajamento foi muito melhor do que as fotos únicas. Por outro lado, os Stories com chamadas à ação funcionaram bem, gerando mais cliques. Vivendo e aprendendo.
Uma outra coisa que me ajudou foi acompanhar o desempenho dos anúncios em tempo real, ajustando rapidamente. Às vezes, você pode achar que um criativo não está funcionando, mas ao olhar mais de perto, percebe que 20% do público respondeu super bem. Aí você pode reinvestir nesse nicho.
O que eu notei é que, além de ter uma boa segmentação e conteúdo atraente, o acompanhamento constante é fundamental. Não esperava resultados imediatos, mas ir testando e refinando sempre traz algum retorno, mesmo que seja ao longo do tempo.
Então, essas são algumas experiências que eu tive. Pode ser um labirinto, mas vale a pena a persistência. Espero que isso te ajude e, se você tiver mais coisas que gostaria de testar ou perguntar, estou aqui!