Como usar análises de concorrentes para melhorar meu timing de postagem?

Estou querendo saber como eu posso usar as análises dos concorrentes pra melhorar o meu timing de postagem.

Tipo, o que devo olhar exatamente? Quero entender melhor o que funciona pra eles e como isso pode me ajudar a escolher os melhores horários.

Tô pensando em prestar atenção em detalhes como engajamento, tipo de conteúdo, números de likes e comentários. Mas será que tem algo mais?

Alguém já fez isso e viu resultados? Como saber se isso realmente vale a pena?

Acho que rola um impacto, mas ainda tô meio perdido nessa parte.

Eu já passei pela mesma dúvida, então vou compartilhar o que fiz e o que funcionou pra mim. Olhar para os concorrentes pode ser super útil. Primeiro, eu comecei a seguir perfis que têm um público parecido com o meu, mas que já estão um pouco mais à frente no jogo. É legal observar não só o que eles postam, mas quando fazem isso.

Comecei registrando os horários de postagem deles e a frequência. Tinha um que postava sempre às 18h, e percebi que os comentários e likes começavam a aumentar bem depois. Isso me fez pensar: será que o público deles está online nesse horário? Então eu testei.

Eu anotei também o tipo de conteúdo que eles postavam. Notou que os carrosséis e reels geralmente geravam mais interação? Comecei a fazer algo parecido. Mas não basta só replicar. Acompanhei o engajamento. Notava que posts com perguntas nos stories tinham um retorno considerável, bem mais do que postagens só informativas. A interação era muito maior.

O que não funcionou? Tentei fazer postagens em horários que eles não postavam, achando que eu ia pegar uma “onda” menos competitiva. Mas não rolou. Acabei esquecendo que o público deles já estava habituado àquele timing. Resultados ruins, bem abaixo do esperado.

Agora, quanto a ferramentas, eu usei o Instagram Insights. Lá, consigo ver quando meus seguidores estão online. É uma informação valiosa. A partir daí, alinho meus horários com o que eu observei dos concorrentes. Mas sem uma cópia exata, sabe? Mais como um guia.

E tem mais, a análise dos concorrentes me ajudou a ver padrões, a adaptar o conteúdo às tendências, e isso, sim, fez uma diferença. No final, cada público é único, mas o seu pode ficar mais próximo do ideal quando você se atenta ao que já funciona pra outros.

Ainda assim, vale a pena lembrar que é um processo contínuo. O que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Estou sempre testando, sempre atento. Se você pode, balança entre o que os concorrentes fazem e o que seu público responde. Isso é fundamental. E, sim, é um trabalho que parece nunca acabar, mas, para mim, a persistência valeu. Boa sorte nessa jornada!