Quando comecei a usar o Instagram para o meu negócio, eu realmente não sabia como analisar as diferenças entre Reels e Stories. Mas, com o tempo, fui aprendendo algumas coisas que podem ajudar.
Primeiro, a taxa de engajamento. Eu notei que os Reels costumam ter uma taxa de engajamento maior. No meu caso, os Reels alcançaram mais pessoas, e as visualizações eram bem mais altas do que nos Stories. Isso pode ser porque o algoritmo recompensa conteúdo mais dinâmico e viral, sabe? Além disso, com Reels, você consegue uma maior chance de ser descoberto por novos usuários, já que eles aparecem na aba de Explorar.
Agora, em termos de métricas. Para Reels, eu foco em visualizações, tempo de exibição e, claro, comentários e compartilhamentos. O feedback que você recebe através dos comentários é muito valioso. Já nos Stories, eu costumo olhar para a taxa de respostas e quantas pessoas estão passando para o próximo. Isso me dá uma ideia de quanto realmente engaja o conteúdo.
Uma coisa que não funcionou para mim foi achar que todos os tipos de conteúdo eram igualmente eficazes nas mesmas plataformas. Por exemplo, eu tentei adaptar um vídeo longo de um Tutorial para Stories, mas ficou confuso. Aprendi que Stories devem ser mais diretos, com uma mensagem clara e rápida. Já os Reels podem ser mais criativos e narrativos, com uma abordagem visual mais impactante.
Para otimizar a minha estratégia, eu geralmente analiso o que funcionou em cada formato. Por exemplo, se um Reel de um produto específico teve um bom desempenho, eu tento fazer um Story que complemente isso, talvez mostrando o produto em ação ou compartilhando depoimentos de clientes. Isso cria uma narrativa e uma conexão entre os formatos.
Por fim, é bom experimentar. Eu testei horários diferentes de postagem e formatos variados — alguns Reels ficaram mais legais com música, outros não. O mesmo vale para Stories, que podem ser mais sutis ou bem engraçados, dependendo do que você quer passar. O importante é observar os resultados e ir ajustando ao longo do caminho. É um processo, sabe?