Oi! Então, eu também passei por isso e descobri algumas maneiras de transformar perguntas de clientes em posts legais.
Primeiro, eu comecei a prestar atenção nas perguntas que meus clientes faziam com mais frequência. Isso já ajudou bastante. Eu anotava tudo. Depois, eu escolhi as que mais geravam dúvidas e pensei em como poderia abordar cada uma delas de uma maneira visual e interessante.
Uma ideia que funcionou foi transformar essas perguntas em carrosséis. Eu pegava a dúvida, colocava a pergunta na primeira imagem e, nas próximas, eu desdobrava a resposta em tópicos, com imagens ou gráficos. Isso envolveu um pouco de design, mas valeu a pena. As pessoas gostavam de deslizar e aprender.
Outra estratégia que eu testei foi usar Stories para responder perguntas diretamente. Eu fazia uma sequência de vídeos curtos. Assim, além de responder, eu conseguia humanizar um pouco mais meu perfil. O feedback foi ótimo! O engajamento aumentou, e as pessoas interagiam mais.
Ah, e as enquetes! Usar enquetes nos Stories com base nas perguntas que recebi me ajudou a gerar mais conversa. E, consequentemente, rendia novos posts. No final, as perguntas dos clientes se tornaram um ciclo de conteúdo.
Em contrapartida, eu já tentei simplesmente fazer um texto longo com a resposta na legenda e não funcionou tão bem. As pessoas costumam se distrair ou não têm paciência pra ler tudo. A concisão realmente ajuda.
E não subestime o poder das perguntas abertas. Eu comecei a perguntar para meus seguidores o que eles achavam sobre alguma dúvida que havia surgido. Às vezes, as respostas dos seguidores geram novos conteúdos e fazem com que eles se sintam ouvidos.
Ah, e um conselho: teste. Nem tudo vai funcionar da mesma forma pra todo mundo. Um formato que arrasou no meu perfil pode não funcionar no seu.
Enfim, é isso. O importante é estar atento e ir experimentando. Boa sorte nessa jornada!