Olha, eu já passei por isso e sei como pode ser frustrante. Às vezes, você se entrega, tenta de tudo e ainda assim sente que nada avança. Mas vamos lá.
No meu caso, o primeiro passo foi realmente respirar. A gente tende a reagir na hora, mas, quando recebo um feedback negativo, eu dou um tempo. Leio novamente, procuro entender a essência do que estão dizendo. Tem que separar a crítica da pessoa que faz, sabe? Isso foi difícil no começo, mas com o tempo comecei a ver como os feedbacks, mesmo os ruins, podem ser uma oportunidade de crescimento.
Tentei várias abordagens. Uma vez, decidi responder a uma crítica de um cliente de forma aberta. Pedi que ele me explicasse melhor e ofereci uma conversa. A surpresa foi que ele ficou um pouco mais tranquilo, e em vez de um estrago nas redes, conseguimos construir algo a partir dali. Não foi perfeito, mas me fez ver que, às vezes, as pessoas só querem ser ouvidas.
Outra coisa que me ajudou foi focar em encontrar alguns pontos positivos nos feedbacks. Isso não significa ignorar o que está errado, mas tentar ver o que se pode extrair de bom. Isso me ajudou a mudar até minha própria perspectiva. Quando um cliente comentou sobre algo que ele não gostou, em vez de pensar “que chato”, eu pensei “ok, isso me dá uma chance de melhorar”.
A mentalidade aberta realmente faz diferença. Eu tentei até manter um caderno onde escrevo os feedbacks que recebo, tanto os positivos quanto os negativos. Às vezes, quando olho para trás, vejo padrões que perdi no meio da frustração. Isso me ajudou a manter um equilíbrio, sabe?
E sim, a conexão nem sempre acontece, mesmo quando a gente se dedica. Isso é normal. Algumas pessoas só querem falar e sair, outras preferem o silêncio. Às vezes, a conexão não rola, mesmo você fazendo tudo certo. Não é pessoal, é só parte do processo.
No fundo, eu diria que não existe uma fórmula mágica. O segredo está em se lembrar de que estamos sempre aprendendo. Manter uma mente aberta, ouvir de verdade e aceitar que as coisas nem sempre vão sair como planejado. Ah, e não desista. Cada tentativa é um passo.