Então, deixa eu compartilhar um pouco da minha experiência com isso. Sempre que recebo feedback e perguntas, sinto que tenho uma mina de ouro nas minhas mãos. No meu caso, eu tentei várias abordagens, e algumas funcionaram melhor do que outras, então talvez isso possa te ajudar.
Comecei a coletar feedbacks diretamente. Criei enquetes nos Stories e pedi a opinião deles sobre temas específicos. Mas não parámos por aí. Fui além e realizei perguntas abertas, tipo: “O que você gostaria de saber sobre [seu nicho]?”, ou “Quais são suas maiores dificuldades com [serviço ou produto que você oferece]?”. Isso deu um boost interessante. Às vezes, era meio frustrante não receber respostas, mas quando vinham, era como se uma luz acendesse.
O que eu percebi é que transformar isso em conteúdo valioso requer um pouco de atenção. Comecei a agrupar as perguntas em temas. Por exemplo, se várias pessoas estavam com dúvidas sobre uma técnica ou ferramenta específica, eu produzia um post ou um vídeo explicando aquilo. Fiz tutorial, fiz dicas. Tudo isso ficou muito claro na cabeça deles. E o que não funcionou? Você pode até tentar criar conteúdos muito técnicos. Eu fiz isso no começo, e percebi que poucos se importavam. As pessoas querem soluções práticas; quanto mais direto e aplicável, melhor.
Uma coisa que realmente ajudou foi fazer um ciclo de feedback contínuo. Depois de postar o conteúdo, eu pedía também para eles darem opinião sobre aquilo. Tipo, “Vocês acharam útil esse post? O que mais vocês gostariam de ver?”. Isso mantém a conversa aberta e dá para sentir o que ressoa mais. E, claro, usar o feedback para novos posts cria aquele fluxo, sabe?
Agora, sobre métricas, eu monitoro algumas coisas. O alcance dos posts é importante, claro. Mas eu olho atentamente também para o engajamento. O número de comentários, compartilhamentos e até mensagens diretas são sinais de que o conteúdo fez sentido para eles. Outra métrica que eu não tinha em mente no começo foi o número de novos seguidores pós-conteúdo. Quando um tema específico gera interesse, você percebe isso. E se, por acaso, você perceber que algo não tem engajamento, é uma boa hora de avaliar o que pode ser ajustado.
Por fim, não se esqueça de ser humano. Mostrar vulnerabilidade e que você também aprende com eles gera uma conexão mais forte, e sua autoridade vai se construindo aos poucos, com qualidade e pouco a pouco. É um processo, e cada feedback conta. E mesmo assim, não tem garantia de que funcionará sempre, mas vale a pena tentar. É assim que eu estou fazendo. Vamos ver onde isso me leva.