Oi! Entendo bem a frustração que você está enfrentando. No meu caso, trabalhar com conteúdo técnico também foi um desafio. Aqui estão algumas estratégias que funcionaram pra mim e podem ajudar você a simplificar sem perder a essência.
1. Quebre a informação em partes menores: Em vez de abordar um tópico complexo de uma vez, divida-o em uma série de pequenos Reels ou Stories. Cada um pode focar em um sub-tópico. Isso torna mais fácil para os espectadores absorverem a informação. Eu fiz isso com um conceito técnico que explicava em um post longo, e quando dividi em cinco partes, o engajamento realmente melhorou.
2. Use analogias e exemplos práticos: Uma abordagem que usei foi conectar o conteúdo técnico a situações do dia a dia. Por exemplo, se você está lidando com um conceito complexo, relacione-o a algo que as pessoas já conhecem ou já vivenciaram. Isso ajuda a criar uma imagem mental. Testei isso com uma série onde usei exemplos cotidianos e senti um aumento claro na interação.
3. Visuals ajudam muito: Use gráficos, ilustrações ou animações para simplificar informações. Em um dos meus últimos posts, utilizei infográficos em Stories, que simplificaram dados que, normalmente, seriam difíceis de digerir. O visual atrai a atenção e ajuda a manter o conteúdo leve.
4. Perguntas e respostas: Nos Stories, usei a função de perguntas para estimular a participação. Eu levantava uma questão simples sobre um tema técnico e, em seguida, respondia nos Stories. Isso não só simplificou o tema, mas também criou um espaço para interação que resultou em um maior engajamento.
5. Experimente uma estrutura de “antes e depois”: Mostre um problema antes da solução técnica e, em seguida, apresente a solução de forma simplificada. Isso ajuda a mostrar a importância do seu conteúdo sem entrar em muitos detalhes técnicos.
Por fim, é sempre bom ficar atento às reações do seu público. Acompanhe as métricas para entender o que realmente ressoa e ajuste conforme necessário. O que funcionou para mim pode precisar de adaptações para se adequar ao seu nicho.
Espero que esses pontos ajudem! Boa sorte e continue testando o que funciona melhor para você.