Oi, tudo bem? Eu passei por isso um tempo atrás também. O aquecimento é ótimo, mas você já sente aquela pressão de saber pra onde ir. Vou te contar o que funcionou pra mim.
Primeiro, eu usei as métricas do próprio Instagram. A aba de Insights é cheia de informações. Comecei por ali. Verifiquei quem estava interagindo mais com meu conteúdo, tipo idade, localização, gênero. Isso ajudou muito. Aí, percebi que meu público era bem específico, mas eu não estava falando diretamente com eles. Tomei um susto.
Testei também criar enquetes e perguntas nas Stories. Isso foi muito revelador. Meu público adorou e, acredite, eles se sentem valorizados quando você pede a opinião deles. Fiquei surpreso com as respostas, porque elas eram sobre coisas que eu nem imaginava. Então, usava isso pra adaptar meu conteúdo.
Outra coisa que eu fiz foi seguir perfis semelhantes ao meu e ver quem interagia com eles. Olha, surreal como você captura interesse das pessoas que já estão na sua área. Algumas delas acabaram vindo pra mim e interagindo. Mas tem que ter cuidado com isso, não é pra ficar só copiando, né? O que eu fazia era ver a interação e pensar “ok, como posso trazer isso pro meu jeito?”
Eu também focava muito na consistência. Uma coisa que aprendi: não precisa postar todo dia. Mas, sim, ter uma programação. Isso ajudou as pessoas a me conhecerem melhor.
“Erros”… Ah, eu fiz muitos. Tentei tentar tudo ao mesmo tempo, sabe? Isso só me deixou confuso. Depois, percebi que é melhor focar em uma ou duas estratégias bem. E também não desvalorize os comentários. Responder e interagir por ali é essencial.
Em resumo: use insights, ouça seu público com enquetes, siga e observe, e mantenha-se consistente. Claro, leva tempo, mas a gente vai ajustando no caminho. Espero que ajude um pouco!