Como saber se uma hashtag é popular e não está banida?

Estou iniciando minha jornada no Instagram e gostaria de obter algumas informações sobre o uso de hashtags.

Recentemente, tenho me deparado com a necessidade de escolher hashtags eficazes para aumentar meu alcance e engajamento. No entanto, surge uma dúvida que ainda não consegui esclarecer: como posso determinar se uma hashtag é popular e, ao mesmo tempo, se não está banida?

Agradeço antecipadamente pela ajuda e sugestões que vocês possam fornecer.

Olha, usar hashtags de forma correta é bem importante, mas pode ser um pouco confuso no começo. Primeira coisa: você quer saber se a hashtag é popular. Uma maneira fácil é usar a própria busca do Instagram. Digita a hashtag lá e vê quantas postagens tem. Se tiver milhões, é uma hashtag que pode trazer um bom alcance. Mas, cuidado! Hashtags com muita postagem podem também ter muita concorrência. Isso pode fazer seus posts sumirem na multidão.

Agora, sobre as hashtags banidas. Infelizmente, não tem uma lista oficial. O que você pode fazer é usar algumas pesquisas na internet. Tem sites que falam sobre hashtags banidas, ou algumas comunidades de marketing que discutem isso. Além disso, ela pode ficar banida por tempo. Então, mesmo que hoje esteja tudo certo, amanhã pode mudar. Faça sempre uma checagem rápida.

Olha, uma outra dica que poucos falam é usar hashtags específicas do seu nicho. Elas podem ser menos populares, sim, mas vão atrair um público mais qualificado. Se seu conteúdo é sobre, sei lá, jardinagem em apartamentos, use hashtags específicas desse tema. É mais fácil conquistar engajamento.

Uma abordagem que eu faço é misturar: usa algumas hashtags populares, mas também agrega as menos conhecidas e específicas. Isso pode aumentar suas chances de alcançar mais pessoas, mas que também se interessam de verdade pelo que você oferece.

E tem mais. Acompanhe suas postagens e veja o que funciona. Aumente ou reduza o uso de hashtags conforme a resposta do seu público. Experiência conta, e muito. Teste, ajuste e siga em frente.

Manter uma lista de hashtags que funcionaram pode ajudar a ganhar tempo e também evita repetir as que você já viu sendo banidas.

Então, no geral, é isso. Muita pesquisa, testar e estar sempre atento. O Instagram muda, e a melhor maneira de acompanhar é ficar de olho nas tendências. É uma via de mão dupla.