Oi! Então, eu já passei por isso e entendo bem essa insegurança. Os destaques realmente podem parecer legais, mas a gente quer saber se eles estão fazendo algum efeito.
Primeiro, eu comecei a olhar as visualizações. Sabe aquele número embaixo da história? Ele aparece quando você vê os destaques, e isso me deu uma ideia de quantas pessoas estavam realmente assistindo. Eu monitorava isso com frequência, especialmente logo após a publicação dos destaques.
Outra coisa que testei foi incluir um chamado à ação (CTA) nos meus destaques. Tipo, “Clique aqui se você quer saber mais” ou “Me conte sua opinião!”. E pasmem, os resultados podem ser bem surpreendentes. Algumas vezes, as pessoas realmente respondiam por DM ou comentavam sobre o que tinham visto, o que ajudava a entender que estavam prestando atenção.
Além disso, eu fui analisando as interações nos posts que mencionei nos destaques. Se eu colocava um destaque com uma dica e, em seguida, o post relacionado gerava comentários ou compartilhamentos, eu pensava: “Uau, isso funcionou bem”.
Ao decorrer do tempo, eu fui percebendo que algumas categorias de destaques geravam mais envolvimento do que outras. Por exemplo, os bastidores da minha rotina atraíam mais visualizações do que apenas dicas formais. Então, fui adaptando e focando no que realmente interessava o meu público.
Uma dica extra: use as métricas do Instagram. Na aba de “Insights”, eles mostram dados sobre o público, onde eles passam mais tempo e o tipo de conteúdo que mais engaja. Isso me ajudou a entender melhor o comportamento dos meus seguidores.
Resumindo, para saber se os seus destaques estão gerando engajamento, fique de olho nas visualizações, teste CTAs, analise interações e use os Insights. É um processo de aprendizado, mas com o tempo dá pra enxergar o que realmente ressoa com seu público. Espero que ajude!