Eu também já passei por essas reflexões. No começo, era muito mais instintivo para mim. Postava o que achava interessante e pronto. Mas, com o tempo, percebi que a interação do público falava muito mais alto do que minha intuição. Parece que você está bem alinhado nesse aspecto.
Um dos primeiros sinais que eu usei foi realmente a queda nas visualizações. Quando notei que os números não estavam subindo, comecei a desconfiar. Mas também, não é só isso. Às vezes, mesmo com boas visualizações, o engajamento (como respostas e reações) estava baixo. Isso, para mim, foi um grande indicativo de que algo precisava mudar.
Eu comecei a analisar o conteúdo que mais gerava interação. Tem dias específicos em que percebi que certos temas funcionavam muito bem. Por exemplo, nas segundas-feiras, conteúdos motivacionais eram bem recebidos. Já nas quintas, dicas práticas ou tutoriais pareciam ressoar melhor. É uma tentativa e erro, sim. E o que funciona para um público pode não funcionar para outro, e isso é desafiador.
Outra coisa que testei foi a variedade de formatos. Experimentei fazer enquetes, perguntas, e até desafios. Isso ajudou a estimular a interação. Quando os seguidores começaram a participar mais ativamente, percebi que estava no caminho certo. Por outro lado, algumas tentativas de conteúdo mais “artístico” ou com menos interação não surtiram efeito.
E claro, é importante manter alguma consistência. Não dá para mudar a abordagem toda hora. Eu comecei a fazer ajustes mensais e até criei um pequeno calendário. Isso me ajudou a ter uma visão mais ampla do que funcionava. No entanto, eu sempre ficava atento ao feedback direto dos seguidores. Às vezes, um DM pode valer mais do que mil estatísticas.
Agora, falando sobre a transformação contínua, é bom ter essa disposição de mudar. O Instagram, como você bem disse, é dinâmico e está sempre se adaptando. Então, espero que essa reflexão seja útil. Mudar é um processo que, na verdade, nunca acaba. Gosto de pensar nisso como uma dança, onde a gente precisa estar atento ao ritmo do parceiro. E nesse caso, o parceiro é o nosso público.