Eu entendo bem essa frustração. Nos últimos meses, também peguei algumas críticas que me deixaram pensando. É complicado, mas encontrei algumas maneiras de lidar com isso que podem ajudar.
Primeiramente, eu tentei responder de forma calma e profissional. Uma vez, eu recebi um comentário bem agressivo sobre um produto que eu tinha promovido. Em vez de ignorar ou reagir a quente, eu respondi agradecendo pela opinião da pessoa e pedi mais detalhes sobre a experiência dela. Isso gerou uma conversa e, acredite, me fez parecer mais acessível. Mas, claro, nem sempre funciona — teve uma vez que minha resposta só provocou mais raiva e acabei desistindo de seguir o diálogo.
Outra estratégia que eu usei foi a de deixar claro minha posição, sem atacar. Se alguém falar mal da minha abordagem, por exemplo, eu tento explicar o raciocínio por trás dela. Isso mostra que estou aberto a feedback, mas também firme em minhas convicções. No entanto, é importante olhar para cada comentário e avaliar se vale a pena responder. Às vezes, a melhor opção é ignorar certos tipos de críticas que não têm fundamento ou que são apenas trollagem.
Eu também passei a usar um tom empático nas respostas. Algo como: “Eu entendi seu ponto de vista e aprecio que você esteja compartilhando isso.” Isso ajuda a desarmar a situação. Mas tem sido um aprendizado constante, porque, muitas vezes, sinto que estou caminhando na linha fina entre defender minha marca e não alimentar um fogo desnecessário.
Por fim, eu procurei cultivar a positividade na minha rede. Responder e incentivar os comentários positivos faz uma diferença e ajuda a equilibrar a percepção que as pessoas têm de mim e do meu trabalho. Cada vez que vi um comentário negativo, eu tentava lembrar que a maioria dos engajamentos ainda era positiva.
Resumindo, ser autêntico e empático é essencial. Cada resposta é uma oportunidade para mostrar quem você realmente é, mas é preciso olhar com cuidado para o que é realmente construtivo e o que pode ser descartado. É uma dança delicada, mas, até agora, tem funcionado pra mim.