Eu entendo bem a frustração que você está enfrentando ao tentar rastrear conversões por métodos de pagamento no Instagram. Já passei por isso e, acredite, não é tão simples quanto parece.
Uma das primeiras coisas que eu fiz foi configurar o Facebook Pixel no meu site. Isso me ajudou a rastrear ações dos usuários após clicarem nos meus anúncios. Mas, assim, como você citou, o desafio é especificamente sobre os métodos de pagamento. Em um primeiro momento, eu estava tão focado em coletar dados gerais que deixei passar a importância de segmentar esses dados.
O que funcionou para mim foi implementar o Google Analytics. Eu configurei eventos específicos que me permitiram acompanhar as conversões mais detalhadamente. Por exemplo, cada vez que alguém fazia uma compra, eu conseguia identificar qual método de pagamento tinha sido utilizado. A parte complicada é que você precisa ter alguns conhecimentos de configuração de eventos, mas existem muitos tutoriais online que podem ajudar.
Outra prática que foi reveladora para mim foi usar URLs com parâmetros UTM. Isso pode parecer um pouco técnico ou desnecessário em um primeiro momento, mas me deu uma clareza imensa sobre de onde estava vindo o tráfego e como os pagamentos estavam sendo efetuados. Ao associar diferentes canais e métodos à minha campanha, eu consegui ver qual era o mais eficaz.
E, claro, a integração com ferramentas de automação de marketing, como o HubSpot ou o Mailchimp, ajudou a centralizar as informações e a entender melhor esse processo. Eu testei algumas dessas ferramentas e, nelas, consegui filtrar as vendas conforme método de pagamento.
Mas nem tudo foi fácil. O rastreamento manual pode ser bem trabalhoso e, em certa altura, percebi que estava perdendo tempo em coletar dados em vez de usá-los. É um equilíbrio que, sinceramente, até hoje tento encontrar. Além disso, algumas plataformas de pagamento têm suas próprias limitações em relação ao rastreamento, e às vezes isso me levou a dados incompletos.
Por fim, eu diria que o segredo está em testar diferentes configurações e acompanhar a evolução. É preciso um olhar atento e um certo grau de experimentação. O caminho pode ser um pouco tortuoso, mas a clareza que você consegue depois é, sem dúvida, recompensadora. E lembre-se: cada segmento do seu público é único, e isso vai refletir nos métodos de pagamento que eles preferem.
Espero que isso tenha adicionado uma nova perspectiva ao seu processo! Boa sorte!