Eu também passei por isso, então posso compartilhar algumas coisas que funcionaram e outras que nem tanto.
No início, eu tentava fazer vídeos super elaborados e, claro, gastava muito tempo e energia. E a verdade é que isso não trouxe o retorno esperado. Depois de uns meses, decidi ir por um caminho mais simples. O que eu vejo que deu certo foram os vídeos curtos, bem feitos, mas sem frescura.
Primeiro, usei muito o que já tinha ao meu redor. Meu celular, uma boa iluminação natural e o software de edição que vem no próprio celular. Muita gente não acredita, mas aplicativos como o InShot e o CapCut são ótimos e não custam nada. Eles têm um montão de recursos que ajudam a deixar o vídeo mais dinâmico. Em vez de gastar horas, eu tiro no máximo meia hora para editar um vídeo. E isso ajudou a aliviar a pressão.
Sobre o conteúdo, eu testei algumas coisas. Por exemplo, fazer tutoriais rápidos. Vejo que as pessoas adoram dicas rápidas, de tipo 30 segundos. Foco em um ponto específico. Por exemplo, se você é nutricionista, pode fazer um vídeo mostrando como montar um lanche saudável em 30 segundos. Funciona super bem. E eu também fazia vídeos respondendo perguntas frequentes que via nos comentários. Isso fez meu engajamento crescer.
Outro tipo de vídeo que peguei gosto foi o de “antes e depois”, onde mostro minha evolução ou a de clientes (claro, com permissão!). São super diretos e geram bastante interesse.
Uma coisa que não deu certo pra mim foi querer criar uma estética super elaborada para todos os vídeos, sabe? Tentar fazer tudo com a mesma paleta de cores ou igualzinho. Isso só me deixava frustrado. A autenticidade vale muito mais. E vídeos que parecem mais naturais e espontâneos tendem a ressoar mais com as pessoas.
As séries de vídeos também foram uma boa jogada. Criar algo como “Dicas da semana”. Faço um vídeo por dia e as pessoas já ficam esperando pelo próximo.
Por fim, não esquece do engajamento! Interaja com quem comenta seus vídeos. Pergunte o que mais gostariam de ver. Você faz um bom conteúdo e ainda tem chance de saber o que a audiência quer. Isso faz diferença.
Então, no geral, é isso. Menos é mais. A verdade é que muitas vezes fica mais emocionante e genuíno quando não tentamos ser perfeitos. É mais sobre ser autêntico e dar valor ao que você já tem. Espero que isso ajude!