Se você está se perguntando como usar tendências no Instagram sem perder sua identidade, posso compartilhar o que funcionou e o que não funcionou para mim.
Primeiro, eu costumava me deixar levar por todas as tendências. No início, isso foi exaustivo. Tentar acompanhar tudo, produzindo conteúdo em formatos populares, me fazia sentir que estava perdendo a minha voz. Aprendi que a chave é selecionar aquelas tendências que realmente se alinham com o que você faz.
Eu comecei a focar nas tendências mais relevantes para o meu nicho. Em vez de pular em tudo que surge, identifiquei algumas que poderiam conectar com minha audiência. Por exemplo, em um momento, a estética de vídeos curtos estava em alta. Ao invés de criar danças ou desafios, eu adaptei essa ideia para oferecer dicas rápidas relacionadas ao meu campo.
Outra estratégia que testei foi criar um banco de ideias. Quando uma tendência aparece, eu analiso se posso encaixá-la em um conteúdo que já estou planejando. Isso reduziu a pressão de criar algo do zero sempre que algo novo surge. Passei a considerar tendências como ferramentas que eu poderia usar, não como obrigações.
Quanto à produção, eu aprendi a ser mais eficiente. Ao invés de tentar gravar e editar várias vezes, estabeleci um formato padrão de gravação que facilita a criação. E, claro, usei legendas e enquetes para engajar minha audiência, focando sempre na interação que isso traz.
Uma área onde realmente vi resultados foi ao manter a comunicação direta e honesta. Quando incorporo uma tendência, explico por que estou fazendo isso e como se relaciona com meu trabalho. Isso não só traz autenticidade, mas também gera conexão com seguidores que valorizam a transparência.
Com o tempo, percebi que não é necessário acompanhar tudo. Escolher cuidadosamente as tendências que ressoam com sua marca torna o processo mais leve. Você fica mais alinhado com sua identidade, enquanto ainda se mantém relevante. O equilíbrio é possível, mas exige reflexão e estratégia consciente.