Oi! Então, eu também passei por isso. No começo, achei que o Canva era só pra imagens. Mas, com o tempo, descobri que dá pra fazer vídeos bem legais também. Aqui vão algumas dicas que funcionaram pra mim.
Primeiro, a questão do tamanho. Reels são em formato vertical, certo? Então, você vai querer usar 1080 x 1920 pixels. Isso já evita dores de cabeça. Depois, tem a questão do tempo. Mantenha seus vídeos curtos! Eu costumava fazer vídeos de mais de 30 segundos e percebi que o pessoal não assistia até o fim. Tente ficar entre 15 a 30 segundos, é mais eficaz.
Sobre animações, isso é um ponto importante. As animações mais simples funcionam melhor. Eu tentei várias coisas com transições chamativas e acabei percebendo que menos é mais. Um texto que aparece suave, um elemento que desliza… Esses toques sutis são bem mais agradáveis de assistir.
Uma coisa que eu fazia e não funcionou é usar muitos elementos de cada vez. O vídeo ficava confuso. Eu escolhi uns 2 ou 3 elementos principais e foquei neles. Isso ajudou a deixar tudo mais limpo. E tem que pensar no seu público. Se for um público mais sério, não adianta colocar animações muito coloridas, sabe?
Ah, e uma dica que eu descobri experimentando: a música. O Canva tem uma seleção bem legal e combina com o seu vídeo. Mas fica de olho nas letras, porque se o seu conteúdo for um vídeo mais explicativo, uma música muito alta pode distrair.
Outra coisa que eu tive que melhorar foram os textos. Aprendi que fontes diferentes demais não ajudam. Mantenha uma ou duas fontes e vê qual combina com a sua identidade visual. E dá pra usar os templates do Canva como base. Eu usei muitos e ajustei a meu estilo, assim economizo tempo e ainda fico com um visual bacana.
Por último, eu meio que deixei de lado os vídeos muito poluídos de informações. Uma mensagem clara e objetiva é tudo. Lembra que o Instagram é uma rede social, a galera quer algo interessante, mas também fácil de entender.
Experimenta! E não se frustre se não sair perfeito de primeira. É um processo. Boa sorte!