Oi! Eu já passei por isso e sei como é frustrante. A questão dos influenciadores pode ser bem complicada, mas algumas coisas funcionaram pra mim e talvez ajudem.
Primeiro, encontrar os influenciadores certos é crucial. No meu caso, eu tentei procurar por nichos que estavam alinhados com minha marca. Usei ferramentas como o Instagram mesmo, procurando hashtags relevantes e acompanhando pessoas que interagiam com conteúdos semelhantes ao meu. Também usei plataformas que conectam marcas e influenciadores, mas confesso que nem todas funcionaram. O ideal é olhar o engajamento, não só o número de seguidores. Às vezes, uma pessoa com mil seguidores engaja muito mais do que alguém com 10 mil. Então a gente tem que olhar isso com atenção.
Em termos de parcerias, eu testei fazer envios de produtos para influenciadores e pedir que eles compartilhassem suas opiniões. Isso me trouxe algum retorno, mas não foi tão imediato quanto eu esperava. Algumas pessoas simplesmente não postavam ou falavam da sua marca como você gostaria. Então, a comunicação clara desde o começo é fundamental! Conte sempre como você quer que o produto ou serviço seja apresentado.
Sobre conteúdo colaborativo, eu realmente acho que vale a pena, mas só se você tiver uma boa ideia e um alinhamento de valores. Já fiz lives com influenciadores e foi bem interessante, porque gera interação e engajamento. Mas, de novo, escolha bem quem você vai convidar. O conteúdo não pode parecer forçado, a vibe precisa ser genuína.
Os primeiros passos que eu sugeriria são, primeiro, mapear quem são esses influenciadores que têm a ver com sua proposta. Depois, fazer um contato, talvez começar com algo mais leve, como pedir uma opinião sobre um produto ou convidá-lo para um evento. E claro, fazer um bom planejamento do que você espera desse trabalho. Isso ajuda a alinhar expectativas.
Uma dica que eu aprendi na marra: não se desespere se não tiver sucesso imediato. Às vezes, leva tempo e é preciso fazer ajustes. Sigo testando e aprendendo. Espero que isso ajude um pouco! Se precisar de mais detalhes sobre alguma parte do processo, é só falar.