Oi! Então, quando se fala em eventos sazonais, eu diria que é uma ótima maneira de diversificar o conteúdo, realmente. O que eu fiz, em vários momentos, foi olhar o calendário e anotar as datas que fazem sentido para o meu público.
Por exemplo, o Dia das Mães e o Dia dos Pais sempre funcionaram super bem. Eu fiz posts com dicas de presentes e também histórias sobre momentos especiais com meus pais. Trouxe algo mais pessoal, não só uma lista de produtos.
Mas o legal é também explorar eventos menos conhecidos, como Dia da Terra ou até o Dia Internacional da Mulher. Fiz um post no Dia da Terra, mostrando como meu produto impacta o meio ambiente. Foi bom porque trouxe engajamento de pessoas que valorizam essa causa.
É importante lembrar que não precisa estar sempre vendendo. Uma abordagem que funcionou muito pra mim foi criar conteúdo que celebra a data, mas que também convida a conhecer meus produtos de forma orgânica. Por exemplo, no Natal, fiz uma série de posts com tradições de família e no final, linkei para uma promoção. Assim, não soou forçado, sabe?
Vale também usar os stories para fazer enquetes, perguntas ou até pequenos tutoriais relacionados ao evento. Com o Halloween, por exemplo, fiz enquetes sobre fantasias e, no final, mostrei como usar meu produto no themed party.
No meu caso, o que não funcionou foi tentar abraçar tudo de uma vez. Querer fazer postagens sobre todos os eventos. Acabou que a qualidade caiu e as pessoas não se conectaram tanto. Mantenha o foco nas datas que realmente se conectam com a sua marca.
E, claro, fique atento ao tom. O humor e um toque pessoal ajudam bastante. No caso do dia dos namorados, fiz um post bem leve sobre relacionamentos, sem forçar vendas. Isso ajudou a criar uma conexão mais genuína.
Então, em resumo: escolha sabiamente os eventos, traga uma pitada do seu estilo, compartilhe histórias pessoais e não tenha medo de ser criativo. O engajamento vai vir naturalmente. Espero ter ajudado! Boa sorte!